As quatro agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em Alagoas ficaram de fora da lista que determina o retorno imediato as consultas presenciais. Com a grande fila de espera pelas perícias que não podem ser feitas remotamente, a população espera pelo benefício na incerteza da retomada. Segundo informações da assessoria do órgão, a perícia médica continua suspensa, mas por pouco tempo. Há uma inspeção para acontecer na segunda (21) e na terça-feira (22) nas agências do estado. A visita acontece com a presença do gerente executivo do INSS em Alagoas junto com a representante dos peritos que estão lotados nesse setor.
As agências inspecionadas serão as três da capital e, em seguida, também a de Penedo. Estas são as que dispõem de perícia e podem retornar ao atendimento presencial em breve se aprovadas na visita técnica. Essa inspeção tem o objetivo de verificar se os itens de segurança estão dispostos tanto para os funcionários quanto para os beneficiários que precisarem ir até uma agência. Para retornar a modalidade presencial, é preciso, além dos equipamentos de proteção individual (EPIs), sinalização nos corredores para evitar aglomerações, segurança caso haja desobediência das normas e ventilação adequada para todo o ambiente.
Leia também
Na tarde de hoje (18) a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, por ordem do secretário Bruno Bianco, determinou o retorno imediato dos peritos ao trabalho para 150 agências em todo o país, que já foram inspecionadas e consideradas aptas para o retomada. A assessoria do órgão em Alagoas, no entanto, está esperançosa para a vistoria que será realizada nos próximos dias.
"Acreditamos que na semana que vem essas inspeções sejam concluídas aqui nas agências de Maceió e que elas sejam classificadas como aptas para receber novos agendamentos".