Centrais sindicais municipais, estaduais e federais preparam um grande ato nesta terça-feira (13), a partir das 8h, em frente ao Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). Além das pautas nacionais como a Reforma da Previdência e o corte na educação, os sindicatos vão protestar contra a falta de diálogo com os governos estadual e municipal, no que diz respeito ao reajuste da data-base dos servidores públicos.
"Além das pautas nacionais, nós vamos reivindicar pautas locais, porque nem o Governo Renan Filho, nem o municipal, têm apresentado proposta para as nossas datas-base, que no município é desde janeiro e o estado em maio. Não há diálogo, então é um ato de protesto amplo", afirma a presidente do Sinteal, Maria Consuelo Correia.
Leia também
Além do Sinteal, outros sindicatos estão sendo mobilizados para participar do ato. "Estamos dialogando com os sindicatos em todas as esferas, até mesmo a federal. Adufal, Sintietfal, entre outros estarão juntos nessa luta contra todo esse desmonte do estado brasileiro, porque os cortes na educação são terríveis e inviabilizam todo processo educacional da rede pública", disse.
Servidores públicos de Maceió e do interior de Alagoas e estudantes estão sendo convocados para o protesto. "Nós estamos indo nas escolas, colocando o quadro caótico que a gente vive no país. Espero que eles compareçam para que possamos engrossar essa trincheira de lutas dos nossos direitos".
A presidente do sindicato não soube afirmar, no entanto, se haverá aula nas unidades escolares."É um dia de paralisação nacional. Como sabemos que a gente não atinge 100% dos servidores, não tenho como dizer se todas as escolas fecharão".
Após a concentração, os manifestantes vão seguir em marcha até a Praça dos Martírios, no Centro de Maceió.