Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Taxistas temem 'perder vaga' para zona azul na Jatiúca

Sistema de estacionamento rotativo é ampliado em vias públicas, mas sem data para entrar em vigor

Mesmo na fase educativa, a segunda etapa da Zona Azul em Maceió já é alvo de críticas por parte de condutores e até de turistas. Taxistas foram ouvidos pela reportagem na manhã desta segunda-feira (8), em ruas próximas ao Edifício Harmony, no conjunto Stella Maris, no bairro de Jatiúca. Esta nova etapa do estacionamento rotativo pago envolve vias públicas, mas ainda não tem prazo para entrar em vigor.

Indignado com o novo modelo implantado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o taxista Bartolomeu de Melo, que atua há 14 anos no ramo, disse que nunca viu uma situação parecida. Para ele, é um desrespeito com quem paga impostos e ainda tem que pagar pelo estacionamento, "que é público".

Leia também

"Discordo totalmente. Além do Uber, ainda vamos ter que enfrentar outro problema, porque pode ser que a gente não fique por aqui. É pagar para trabalhar", disse o taxista. Outros colegas de trabalho também criticaram a Zona Azul, comentando que "vai prejudicar mais uma vez o profissional taxista".


			
				Taxistas temem 'perder vaga' para zona azul na Jatiúca
FOTO: Jobison Barros

Taciano José, que trabalha organizando a fila dos táxis ao lado do Harmony, também se diz insatisfeito com o sistema. "Sei o quanto é difícil para os taxistas se sustentarem. Além disso, ter que pagar por um espaço público. É muito errado. Também não deveria ter cobrança nos bolsões dentro do edifício, porque é para os próprios pacientes que vêm aqui e para profissionais que têm escritório. Sem contar que é um espaço privado, ou seja, o poder público não deveria se envolver".

Abordado pela reportagem, o turista Eraldo dos Santos falou que a SMTT até poderia colocar as placas, mas de forma educativa apenas, sem cobrar pelo estacionamento. Caso houvesse desrespeito às regras da Zona Azul, seria multado. "Isso só tem um único fim: retirar mais dinheiro do trabalhador. Além dos impostos, ainda temos que pagar para estacionar numa rua. É um absurdo, é igual a um pedágio", comentou Eraldo.


			
				Taxistas temem 'perder vaga' para zona azul na Jatiúca
FOTO: Jobison Barros

CAMPANHA EDUCATIVA

A segunda etapa da Zona Azul envolve vias públicas, mas ainda não há data para entrar em vigor. De acordo com o agente de trânsito Tenório, a campanha de orientação começa nesta terça (9), com uma equipe específica voltada a ações educativas. "Mesmo sem começar a valer, é importante os condutores se conscientizarem já com as devidas orientações. Por enquanto, a medida vale, apenas, para os bolsões", informou o agente de trânsito.

Ainda hoje, placas de sinalização estavam sendo colocadas em ruas da Jatiúca e as vagas eram demarcadas com pinturas na pista.


			
				Taxistas temem 'perder vaga' para zona azul na Jatiúca
FOTO: Jobison Barros

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X