
O município de Penedo formalizou sua adesão ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2025) e pode ser contemplado com importantes investimentos que vão beneficiar diretamente a população. A gestão municipal, sob comando do prefeito Ronaldo Lopes e do vice Valdinho Monteiro, protocolou nove propostas junto ao programa federal, contemplando áreas como saúde, educação, infraestrutura e esporte.
A elaboração dos projetos foi coordenada pela Gerência Municipal de Convênios e Contratos da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), com apoio das secretarias municipais de Educação, Saúde, Esporte e Infraestrutura. Entre as propostas está a solicitação de transporte escolar para a zona rural e obras de drenagem em bairros que já vêm recebendo intervenções com recursos próprios, em parceria com o Governo de Alagoas ou por meio de emendas parlamentares.
Leia também
Na área da saúde, a prefeitura propôs a construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde. O espaço deverá ser instalado ao lado da Creche CRIA, próxima à sede do Ministério Público Estadual, em área já disponibilizada pelo município.
Outro pedido envolve a criação de uma Unidade de Saúde da Família (USF) para atender os moradores da Vila Matias e regiões próximas. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Waninna Mendonção, a nova unidade permitirá uma redistribuição da população atendida, aliviando a demanda dos postos da Cohab, do Conjunto Rosete Andrade e do PSF São José.
A gestão municipal também reivindicou um novo Expresso Sorriso — unidade móvel odontológica —, além de equipamentos para reforçar a rede básica, inclusive com estrutura para teleconsulta, uma das inovações do primeiro mandato de Ronaldo Lopes.
Nos povoados, o plano inclui a construção de um Centro de Educação Infantil na comunidade remanescente quilombola Tabuleiro dos Negros e de um espaço esportivo comunitário no 1º Núcleo da Cooperativa. Segundo o prefeito, o terreno para a creche no Tabuleiro já está garantido: “Será onde funcionava a escola da rede estadual. Já conseguimos a cessão da área com o governador Paulo Dantas”, afirmou.
O alinhamento com o Governo de Alagoas também abrange a construção de uma policlínica e a ampliação da frota do SAMU. Paralelamente às propostas submetidas ao Novo PAC, a prefeitura avança com projetos já aprovados em 2024. Entre eles, a construção de uma escola de tempo integral no antigo Clube dos 30, uma creche no Tabuleiro dos Negros e um centro esportivo no conjunto Marisa Letícia.
“Essas propostas refletem as demandas reais da população de Penedo. Agradecemos o apoio do Governo do Estado, do Governo Federal, dos parlamentares da bancada alagoana e dos vereadores penedenses, além das equipes técnicas que têm se empenhado na elaboração dos projetos”, destacou Ronaldo Lopes.