Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Hidrelétrica de Xingó mais que triplica vazão após blecaute

Superintendência de Operação da Chesf comunicou "situação emergencial severa" ao justificar aumento da geração de usina no Rio São Francisco

A Superintendência de Operação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) comunicou, nesta quinta-feira (22), que elevou a geração de energia das usinas, a partir da Hidrelétrica de Xingó, instaladas no Rio São Francisco, em razão do blecaute registrado nas regiões Norte e Nordeste do país, nessa quarta-feira.

De acordo com o comunicado, a elevação na vazão do São Francisco se fez necessária para a recomposição do sistema elétrico, em consequência do desligamento registrado às 15h48 dessa quarta.

Leia também

Com isso, a vazão mais que triplicou, pois, saiu de 550 metros cúbicos por segundo para 1.800 m³/s. Ainda segundo a Chesf, a elevação caracteriza uma "situação emergencial severa" e deve persistir até o final do dia de hoje, sob a supervisão do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

A última vez em que a vazão do São Francisco aumentou repentinamente foi em janeiro deste ano, alcançando 1.000 m³/s e causando prejuízos a comerciantes que ocupam leito e margens do rio no município de Piranhas, no Sertão alagoano.

De acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) - órgão colegiado cuja atuação tem por finalidade proteger seus mananciais e promover o desenvolvimento sustentável -, o principal impacto desta elevação pode ser mais uma vez sentido no nível de oxigenação da água, prejudicando especialmente os pescadores do Baixo São Francisco.


			
				Hidrelétrica de Xingó mais que triplica vazão após blecaute
FOTO: Reprodução

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X