Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Em Maceió, ministra do TSE destaca papel da Justiça Eleitoral nos 40 anos da redemocratização brasileira

Vera Lúcia participou do XXIII Encontro Nacional do Codeje e reforçou a importância das Escolas Judiciárias no fortalecimento da democracia


			
				Em Maceió, ministra do TSE destaca papel da Justiça Eleitoral nos 40 anos da redemocratização brasileira
XXIII Encontro Nacional de Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje).. GazetaWeb.com

A ministra Vera Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ressaltou nesta quinta-feira (27) a relevância do papel da Justiça Eleitoral na consolidação da democracia brasileira, durante palestra no XXIII Encontro Nacional de Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), em Maceió.

"É muito importante estar nesse encontro do sistema das Escolas Judiciárias Eleitorais, no momento em que o Brasil avança na sua consolidação democrática, quando comemoramos os 40 anos do processo de redemocratização. Sabemos que a Justiça Eleitoral é um pilar desse processo, dessa consolidação", disse a ministra.

Leia também

Representatividade e igualdade de gênero no Judiciário

O vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Carlos Cavalcanti, que exerce interinamente a presidência da Corte, destacou a trajetória da ministra e sua representatividade dentro do Judiciário.

"Trata-se de uma mulher negra, nordestina, que quebra paradigmas, que acessa a mais alta corte eleitoral. É um momento importante para fazermos essa reflexão nos tribunais dos diversos estados, a fim de que a igualdade de gênero não seja apenas um projeto, mas algo concreto, construído para que as mulheres tenham o espaço nos cargos de poder", disse o desembargador.

A palestra de abertura foi conduzida pelo professor Zezito Araújo, que abordou marcos históricos de Alagoas, como a luta de Zumbi dos Palmares.

Educação eleitoral em pauta

O XXIII Codeje segue até esta sexta-feira (28), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, reunindo dirigentes, coordenadores e assessores de comunicação das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) de todo o país.

A programação inclui debates sobre boas práticas, desafios e inovações na educação eleitoral, com oficinas sobre linguagem simples, inteligência artificial e acessibilidade na comunicação institucional.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X