Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Campanha de vacinação contra raiva animal começa segunda-feira

Meta é vacinar pelo menos 90 mil cães e gatos contra doença letal

Donos de cães e gatos devem se programar esta semana para vacinar seus animais de estimação contra a raiva. A partir desta segunda-feira, 24, a vacina estará disponíveis para a população que vive na zona rural de Maceió.

A Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), segue com a vacinação nesta área até o dia 28. Vacinadores vão percorrer sítios, chácaras e povoados mais distantes da capital. Já na zona urbana, a imunização será no dia 29 de setembro, o chamado Dia D da campanha. Postos de vacinação em locais de grande movimentação disponibilizam a vacina das 8h às 17h.

Leia também

A meta é vacinar pelo menos 90 mil cães e gatos em Maceió contra a raiva, que é uma doença incurável, inclusive para os seres humanos, e que leva ao óbito. Os animais devem ser vacinados a partir dos quatro meses de vida. Mesmo àqueles que estão debilitados, devem ser levados aos postos para que os vacinadores avaliem se é prudente aplicar a vacina antirrábica.

A raiva é uma doença infecciosa viral que afeta o sistema nervoso dos mamíferos, inclusive o sistema nervoso dos humanos, e gera bastante preocupação na área da saúde por ser uma enfermidade fatal em quase 100% dos casos. Ela é uma zoonose, ou seja, é naturalmente transmitida para o homem através de animais e, no caso da raiva, essa transmissão ocorre principalmente pela mordedura e arranhadura de um animal infectado.

Infelizmente não é possível erradicar esse vírus assim como ocorreu no caso da varíola, pois o vírus da raiva infecta também os mamíferos não humanos, sendo praticamente impossível eliminar o vírus de todos os mamíferos do mundo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X