Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

DIU está disponível gratuitamente em 16 locais de Maceió; saiba quais!

Método contraceptivo de longa duração tem validade de até 10 anos


			
				DIU está disponível gratuitamente em 16 locais de Maceió; saiba quais!
Método tem 99% de eficácia. Ascom Saúde

Com 99% de eficácia no controle da taxa de natalidade, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o Dispositivo Intrauterino (DIU) está disponível gratuitamente em 16 locais de Maceió, incluindo 15 Unidades de Saúde e o programa Saúde da Gente, ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O método contraceptivo de longa duração tem validade de até 10 anos e o procedimento para inserção, feito por médicos ou enfermeiras especializadas, dura cerca de 10 minutos. Até 2024, 355 mulheres já realizaram o procedimento por meio da rede pública da capital.

Leia também

De acordo com a coordenadora técnica de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, Suzângela Mendonça, o atendimento segue um protocolo de triagem e avaliação.

“É necessário realizar exames para verificar o tamanho do útero, descartar gravidez e infecções sexualmente transmissíveis. Após a inserção, a unidade realiza o acompanhamento e, em até 15 dias, é solicitada uma ultrassonografia pélvica para confirmar a posição do DIU”, explica.

Mulheres interessadas devem procurar as Unidades de Saúde de Referência para iniciar o atendimento com um profissional da Atenção Primária, que orientará sobre os benefícios, contraindicações e possíveis efeitos colaterais do dispositivo.

A iniciativa visa garantir mais segurança no planejamento familiar, ampliando o acesso das mulheres de Maceió a métodos contraceptivos modernos e eficazes.

São solicitados exames, como ultrassonografia pélvica, colpocitologia oncótica, cultura de secreção vaginal e beta-HCG. A paciente deve estar ciente dos riscos e benefícios, por isso, ela assina o termo de consentimento livre e os exames devem estar no padrão de normalidade.

Onde realizar os procedimentos?

Interessadas em obter o DIU devem procurar uma dessas unidades, munidas de documento de identificação, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Pam Salgadinho ( Poço) - Osvaldo Brandão (Ponta da Terra) - UBS Roland Simon (Vergel) - USF José Bernardes (Rio Novo) - Geraldo Melo (Bom Parto) - USF João Sampaio ( João Sampaio) - Paulo Leal (Feitosa) - Novo Mundo (Novo Mundo) - URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes) - Frei Damião (Benedito Bentes) - Dídimo Otto Kummer/Carminha (Benedito Bentes) - UDA UFAL (Cidade Universitária) - Walter de Moura (Santa Amélia) - USF Vereador Sérgio Quintella (Santa Lúcia) - UBS Pimentel - Amorim (Benedito Bentes) e Saúde da Gente.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X