Moradores do bairro de Riacho Doce denunciaram à Gazetaweb, nesta segunda-feira (10), o surgimento de uma mancha escura em trecho do mar na localidade da região Norte de Maceió. Segundo relatos da comunidade, a mancha seria fruto do despejo de resíduos. À reportagem, os denunciantes também relataram um forte odor, que seria de esgoto não tratado.
A mancha se assemelha a uma outra que surgiu ainda no início deste mês. Moradores da região alegam que ela só é visível no trecho onde o Rio Pratagy deságua no mar.
Leia também
De acordo com a empresária Ana Regina, o problema vem assustando turistas e, com isso, prejudicando os comerciantes. "Isso assusta os turistas e as pessoas que frequentam a nossa praia, que é muito linda. Deixam de frequentar por causa desta mancha e do cheiro de esgoto. Isso sem falar no dano ao meio ambiente", afirmou Ana Regina, acrescentando que a mancha seria proveniente de empresas locais, que despejam esgoto sem tratamento no mar.
"Devido ao feriadão, os responsáveis pela sujeira deixaram para fazer o descarte nesta segunda. Já oficializamos uma denuncia junto ao órgão competente e, agora, esperamos que os culpados sejam punidos", emendou a também moradora de Riacho Doce.
Procurada pelaGazetaaweb, a assessoria do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) informou que uma equipe foi até o local nesta manhã para averiguar a situação e colher amostras da água. Ainda segundo a assessoria, a principal evidência é de que o problema é causado pelas ocupações irregulares erguidas de modo desordenado na região.
