O McDia feliz deste ano já tem data marcada. O evento que acontece, tradicionalmente, no último sábado de agosto, será realizado no dia 27/08 em todas as lojas da rede McDonald's. No total, 660 pacientes de Alagoas serão beneficiados com a iniciativa. Há 19 anos o Instituto Ronald McDonald, em parceria com a Apala (Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas), realiza o evento na capital alagoana com o intuito de arrecadar fundos para a instituição filantrópica.
A maior campanha do país em prol de crianças e adolescentes portadoras de câncer acontece um dia por ano e em Maceió firmou parceria com a Apala em 1997. Toda a arrecadação obtida durante o dia com a venda de Big Mac é revertida para a instituição e, desde então, centenas de pacientes têm sido beneficiados com o evento.
Leia também
Em uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (9), na sede da Apala, representantes da instituição filantrópica e voluntários reafirmaram a importância do dia para a manutenção dos serviços da Casa de Apoio. Roberta Fernandes é coordenadora de projetos da Apala e fala da relevância da arrecadação para a realização dos projetos desenvolvidos.
"O nosso novo projeto é o Programa Diagnóstico Precoce, que teve início em 2008 e já atendeu a várias cidades do interior, incluindo a capital. De 2008 até hoje, já realizamos os trabalhos em Arapiraca, São Miguel dos Milagres, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Marechal Deodoro, Rio Largo, Atalaia, Pilar e neste ano em Coruripe e São Luís do Quitunde", explica Roberta.
Ela ainda destaca que o projeto capacitou 3.300 profissionais da saúde para fazer o trabalho de acolhimento das famílias nessas cidades, apesar da grande maioria dos casos se tratar de demandas espontâneas.
Com a arrecadação do McDia Feliz, a Apala conseguiu realizar a revitalização da própria sede e desenvolver uma série de outros projetos, dentre eles o Centro de Talentos, que trata da qualificação dos pais dos pacientes, com cursos profissionalizantes nas áreas de construção civil e cabeleireiro.

Rozenita Fernandes é a diretora-presidente da Apala e relata que todos os projetos que a associação efetua dependem do dinheiro arrecadado no McDia Feliz e faz o convite para que a sociedade participe do evento.
"Com a arrecadação de sete anos nós conseguimos construir vários setores importantes do prédio, incluindo a revitalização do mesmo. Hoje estamos com 660 pacientes, além do apoio às famílias, e eles estão dependendo unicamente da ajuda dos participantes", frisa Rozenita.
A Associação ainda conta com cerca de 45 voluntários que estão distribuídos em todos os setores. Maria Vitória é corretora de seguros, pernambucana e voluntária há 19 anos.
"Faço parte da equipe de eventos formada por mais 12 voluntários. Conheci a Apala em Pernambuco e quando passei a morar em Maceió nunca mais me afastei da instituição. Passo todas as terças-feiras aqui e quando precisam de mim em outros dias, faço questão de comparecer", narra Maria.