Um passeio ciclístico reuniu mais de 150 pessoas, na noite desta terça-feira (17), no corredor Vera Arruda, na Jatiúca, em Maceió. O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) e o Instituto Álvaro Vasconcelos Filho, organizaram o evento para homenagear vítimas de trânsito e dar sequência às atividades de conscientização da campanha "Maio Amarelo".
Com o objetivo de estimular a conscientização dos condutores, os ciclistas seguiram até o posto policial no trevo do Pólo, AL-101 Sul, trecho onde aconteceu o acidente que matou o triatleta Álvaro Vasconcelos, em 2013. No local, os ciclistas colocaram uma Ghost Bike - bicicleta branca utilizada para marcar pontos em que ciclistas foram vítimas de acidente.
Leia também
"É muito reconfortante saber que existe essa mobilização da sociedade em prol da conscientização no trânsito. O que aconteceu com meu irmão foi muito trágico e não queremos que isso se repita na família de mais ninguém", disse Arthur Vasconcelos.
No evento, estavam presentes uma equipe da operação Lei Seca, representantes da Associação Alagoana de Ciclistas (AAC), agentes do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), membros do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e outras entidades.
De acordo com o Diretor Presidente do Detran, Antônio Carlos Gouveia, a instituição está trabalhando com campanhas de conscientização da população e também está desenvolvendo o "Manual do Cicloviário", que tem como objetivo principal padronizar a sinalização em todo o território nacional e facilitar a compreensão das normas de segurança. "O intuito desse passeio ciclístico é mostrar que é possível tornar o trânsito mais seguro. Devemos incentivar a cumplicidade e conscientizar pedestres, ciclistas e motoristas. E o 'Maio Amarelo' está aí para celebrarmos a vida e respeitar os limites".
O representante da Associação Alagoana de Ciclistas (AAC), Antônio Facchinetti, destacou a preocupação em tornar o trânsito mais seguro e humano. "A falta de atenção de alguns motoristas colaboram para que acidentes envolvendo ciclistas continuem acontecendo".

A triatleta e prima de Álvaro Vasconcelos, Adriana Vasconcelos, destacou a importância de estimular a conscientização dapopulação sobre os perigos da falta de respeito no trânsito. "Qualquer carro de grande porte, que não trafega respeitando a distância mínima exigida, pode provocar um acidente. Alagoas, além de ser o 'paraíso das águas', é também um centro de referência na prática de esportes e um ambiente propício para a prática de atividades".