Treze personalidades femininas receberam, na noite desta quinta-feira (28), o Troféu Selma Bandeira. A cerimônia de entrega, que encerra a programação de celebração ao Mês da Mulher, foi realizada no Teatro Deodoro, no centro de Maceió.
A honraria é destinada a mulheres que desempenharam e ainda exercem relevante atuação no desenvolvimento social, político, econômico e cultural da cidade. Na edição de 2019, foram homenageadas:
Leia também
A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Marcelo Palmeira e da primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira, coordenadora das ações comemorativas do Mês da Mulher na Prefeitura de Maceió.
"O Troféu Selma Bandeira já existia e nós retomamos a premiação. É uma oportunidade de premiar e homenagear essas grandes mulheres com o seu trabalho sua inteligência, destacando a contribuição na construção de uma sociedade mais justa e igualitária", explicou Tatiana Palmeira.

A homenageada Ana Cláudia Laurindo destacou a alegria em saber que a sociedade alagoana está reconhecendo o seu trabalho e a sua contribuição social. "Principalmente, por ser na categoria literatura, é uma coisa bastante inusitada pra mim. Pois é o primeiro prêmio de reconhecimento que eu recebo. É uma área difícil de ser reconhecida, então a alegria é muito grande. Esse prêmio é muito importante, pois nós temos aqui diversas mulheres do povo e anônimas, realizando um trabalho de visibilidade no nosso estado".
A cabeleireira Emanuely Vital foi contemplada com o troféu Selma Bandeira, na categoria 'Empreendedorismo Empresarial' e não escondeu a surpresa em ser homenageada. "Estou no mercado de trabalho há 3 anos, quando a gente faz o nosso trabalho com amor e faz parte da nossa rotina, é uma coisa tão simples e nós acabamos nem percebendo o impacto que tem na sociedade. Fiquei ainda mais lisonjeada, quando soube da história das mulheres que estão aqui. E receber esse troféu ainda tão nova, com 28 anos, não tenho nem palavras. Todo tipo de premiação, em que as mulheres são homenageados é importante para mostrar a sociedade o poder que a mulher tem e onde ela pode chegar".

Na área de 'Gestão Pública Municipal', o reconhecimento foi para a atual diretora-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev-Maceió), Fabiana Toledo. Ela destacou a honra em receber o Troféu. "Ele levanta todas as bandeiras que Selma Bandeira levantou. Não é só a questão de ser mulher, mas também, de ter uma atuação diferenciada no nosso município. Esse prêmio quebra um pouco o tabu, pois ele conta com 13 categorias e em áreas - que geralmente não são compostas por mulheres - e nós conseguimos nos destacar".
Troféu Selma Bandeira
O Troféu Selma Bandeira foi criado pelo Decreto 6.393, de 9 de março de 2004. A homenagem reaviva a postura ética e combativa da médica e deputada Selma Bandeira (1944-1986), defensora da cidadania e de melhores condições de vida para a população alagoana, dos direitos e da igualdade para as mulheres.