Um míssil que atingiu seu alvo depois de percorrer mais de 500 km foi testado pelos EUA, no domingo (18), na ilha de San Nicolas, na Califórnia. Esse foi o primeiro teste desse tipo desde que o país abandonou o tratado de desarmamento nuclear INF, assinado nos últimos anos da Guerra Fria. A informação foi divulgada pelo Pentágono nesta segunda-feira (19).
Os Estados Unidos deixaram formalmente o INF no início deste mês, depois de declararem que a Rússia descumpria o tratado, uma acusação que o Kremlin nega.
Leia também
Temor de nova corrida armamentista
O "Tratado das Forças Nucleares de Alcance Intermediário", assinado pelo presidente americano Ronald Reagan e o líder soviético Mikhail Gorbachev em dezembro de 1987, aboliu o uso de mísseis com alcance entre 500 e 5.500 km.
O acordo encerrou a crise dos mísseis europeus na década de 1980, provocada pela presença de ogivas nucleares SS-20 soviéticas dirigidas a capitais ocidentais, e foi considerado a pedra angular da arquitetura global do controle de armas.
O fim do tratado INF gera temores de uma nova corrida armamentista entre Moscou e Washington porque o acordo era visto como um dos dois principais de armas entre a Rússia e os Estados Unidos.