
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (3), a Operação Desbloqueio para apurar um esquema de fraudes previdenciárias com possível participação de um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que agia em Alagoas e nas demais unidades da federação.
Segundo as investigações, ele teria atuado ilegalmente no desbloqueio de aproximadamente 20 mil benefícios previdenciários, permitindo a contratação de empréstimos sem autorização dos titulares.
Leia também
A ação foi realizada com apoio da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (CGINP) do INSS. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Aracaju (SE)

, como parte das diligências.
De acordo com os levantamentos, o servidor investigado teria iniciado as ações fraudulentas em setembro de 2023. Os desbloqueios indevidos ocorreram em todos os Estados da Federação, sem qualquer solicitação por parte dos beneficiários ou de seus representantes legais.
A Polícia Federal apura agora o valor total dos empréstimos liberados de forma irregular. O suspeito poderá responder pelos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informações e corrupção.