A condição limitada de funcionamento da Secretaria Estadual de Agricultura foi criticada, na sessão ordinária desta quarta-feiram (19). O problema foi revelado pelos deputados Davi Maia (DEM) e Inácio Loiola (PDT) que apontaram o que consideram como abandono e falta de estrutura para tocar programas sociais, a exemplo do Programa do Leite e de Sementes.
"Infelizmente, a secretaria vem passando por um processo de degradação. Hoje, em sua estrutura, só existem dez técnicos na ativa. Um deles sou eu, mas estou afastado por conta da atividade parlamentar", disse Inácio.
Leia também
Além da falta de pessoal, a ausência de recursos tem potencializado a situação de penúria que a Secretaria de Agricultura passa, segundo o deputado Davi Maia. O parlamentar apontou que esta situação tem sido um fator decisivo para o fim de programas considerados importantes para os agricultores alagoanos.
"O programa de Sementes e do Leite estão acabando porque não tem estrutura, nem funcionamento. Soube que a secretaria está discutindo mais uma lei para a Agricultura, mas este não é o problema, visto que, mesmo a Casa legislando, a pasta não tem condições alguma de executar os programas", apontou Davi.
Maia criticou a forma como o governo tem tratado o ex-governador, ex-deputado federal, Ronaldo Lessa, atual secretário de Agricultura. O parlamentar disse acreditar que Lessa está sendo aniquilado politicamente pela gestão de Renan Filho, assim como o seu partido o PDT, que tem perdido quadros para o MDB.
Aliança
Por sua vez, o líder do governo, deputado Silvio Camelo (PV), disse que até concordava com algumas críticas sobre a situação da secretaria, entretanto, avaliou que a principal preocupação de Maia é uma nova aliança com o Ronaldo Lessa..
"O senhor ia até bem em seu pronunciamento. Estava até concordando, mas está claro que o objetivo de vossa excelência é puxar, de volta, Ronaldo Lessa para o grupo político do prefeito Rui Palmeira. Mas, ele continuará na Agricultura. Ao contrário do que o senhor fala, ele não está isolado e tem conversado com o governador e teremos vários projetos na pasta da Agricultura", disse Camelo.
Do ponto de vista político, ele disse que Lessa sempre teve papel de destaque, tanto que coordenou a campanha de reeleição do governador Renan Filho, em 2018.