Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Na ALE, deputados rejeitam parecer que reduziria recesso de 90 para 55 dias

Texto da matéria colocaria parlamento alagoano no mesmo modelo de outras Casas Legislativas do Brasil

Por 12 votos a 6, o plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) rejeitou o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que considerava constitucional o projeto de resolução que reduziria de 90 para 55 dias o recesso parlamentar da Casa de Tavares Bastos. No  mérito, os integrantes da CCJ apontaram ilegalidade na iniciativa do tucano. Durante a discussão da proposta no plenário, foi travado um duro debate entre os parlamentares sobre a legalidade da votação em questão.

Os deputados que votaram para que o recesso siga com 90 dias argumentaram que os seus votos são no sentido da legalidade, mas não no mérito da proposta. Contudo, eles apontaram que o período que hoje é colocado em xeque é necessário para que os deputados visitem as bases eleitorais espalhadas por Alagoas. O autor da proposta, deputado Rodrigo Cunha (PSDB), defendeu que a alteração colocaria a Assembleia Legislativa de Alagoas em consonâncias com outras Casas.

Leia também

"Muitos acreditam que o deputado só trabalha três vezes na semana, o que não é verdade, ao menos comigo. Eu trabalho toda a semana, começando o dia logo cedo. Esse período de recesso é importante para as funções que os parlamentares exercem extra Casa, representando o parlamento. Não é possível que se coloque todos numa mesma situação", colocou Ronaldo Medeiros (PMDB).


			
				Na ALE, deputados rejeitam parecer que reduziria recesso de 90 para 55 dias
FOTO: Reprodução

Já para o deputado Dudu Hollanda (PSD), o período que poderia ser extinto é importante para que cada parlamentar visite as bases eleitorais que possui no estado. Segundo ele, neste período os eleitores se aproximam dos eleitos para cobrar respostas e acompanhar os resultados do trabalho legislativo. "Muitas pessoas usam para viajar para fora. Eu uso para trabalhar", frisou Hollanda.

Apesar da votação que rejeitou o parecer, o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Luiz Dantas (PMDB), assegurou que na próxima semana levaria ao plenário para discussão da proposta no mérito, o que foi apontado como ilegal pela deputada Jó Perreira (PMDB), entre outros parlamentares.

"Como é que vão trazer ao plenário uma proposta que foi rejeitada na comissão por vício? Eu não acredito na legalidade deste ato. Ao que parece, as pessoas estão utilizando o regimento da maneira que convém, o que não é correto", frisou ela.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X