Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Presidente da Câmara reafirma autenticidade de carta de renúncia e desafia prefeito a se submeter a perícia

Rogério da Silva se defendeu das acusações e apresentou documentos, que foram publicados nas redes sociais


			
				Presidente da Câmara reafirma autenticidade de carta de renúncia e desafia prefeito a se submeter a perícia
Presidente da Câmara Municipal de Rio Largo, vereador Rogério da Silva. Reprodução/Instagram

O presidente da Câmara Municipal de Rio Largo, vereador Rogério da Silva (PP), que assumiu interinamente a chefia do Executivo após a leitura das supostas cartas de renúncia do prefeito Carlos Gonçalves e do vice Peterson Henrique, voltou a se manifestar nesta terça-feira (1º). Em nota pública, Rogério reafirma a autenticidade dos documentos e desafia os gestores eleitos em outubro de 2024 a se submeterem a uma perícia grafotécnica para comprovar a veracidade das assinaturas.

A manifestação ocorre após decisão da Justiça que suspendeu o ato de posse e determinou o retorno imediato de Carlos Gonçalves e de Peterson Henrique aos cargos de prefeito e vice-prefeito, em caráter liminar.

Leia também


			
				Presidente da Câmara reafirma autenticidade de carta de renúncia e desafia prefeito a se submeter a perícia
Rogério comparou a assinatura do prefeito de Rio Largo em dois documentos de datas diferentes. Reprodução

No texto, Rogério rebate duramente as acusações feitas por Carlos Gonçalves, que nega ter renunciado ao cargo e classificou o episódio como uma tentativa de golpe. O presidente da Câmara afirma que está sendo injustamente atacado e anunciou que ingressará com ações cíveis, criminais e administrativas contra os que, segundo ele, “ofendem sua honra e desrespeitam o Poder Legislativo municipal”.

“Fui eleito vereador e exerço o meu mandato com independência e firmeza de propósito, não possuindo interesse em assumir a administração municipal, o que agora e provisoriamente acontece somente em razão destas renúncias e até que sejam realizadas novas eleições no prazo de 90 dias”, declarou o parlamentar.

Rogério da Silva também afirmou que a posse foi conduzida com base no que determina a Lei Orgânica do Município e que não agiu por interesse pessoal. “Cumpri a lei, e diante das cartas protocoladas, dei publicidade e segui os trâmites legais. A instabilidade que se instalou em Rio Largo é fruto da irresponsabilidade de quem tenta negar um fato consumado.”

Pedido de perícia

O presidente da Câmara foi enfático ao afirmar que apresentará as cartas de renúncia à Justiça e pediu formalmente a realização de exame pericial. Ele desafiou Carlos Gonçalves e Peterson Henrique a fornecerem amostras de suas assinaturas para confronto com os documentos apresentados.

Rogério citou uma série de parâmetros técnicos que devem ser analisados, como traçados das letras, pressão da escrita, inclinação e maneirismos gráficos. “Solicitarei a realização de perícia grafotécnica para comprovar que realmente foram elas assinadas pelos punhos do ex-prefeito e do ex-vice-prefeito, os quais desafio a se submeterem ao exame”, afirmou.

Contexto jurídico

Na segunda (1º), o juiz responsável pelo caso concedeu medida liminar suspendendo os efeitos do Ato nº 01/2025 da Presidência da Câmara de Rio Largo e reconduzindo os gestores eleitos ao cargo. A decisão judicial ainda não é definitiva e o mérito será analisado após as manifestações da Câmara e do Ministério Público.

Enquanto isso, o episódio segue alimentando uma crise política sem precedentes no município da Região Metropolitana de Maceió. A população, por sua vez, aguarda desfecho que traga estabilidade institucional e segurança jurídica à administração local.

Leia a nota do presidente da Câmara Municipal de Rio Largo na íntegra:

Diante do conteúdo absolutamente criminoso das manifestações amplamente divulgadas na internet nas quais o ex-prefeito de Rio Largo-AL ofende a minha honra porque cumpri a lei, necessário se faz prestar esclarecimentos à população, revelando a irresponsabilidade sem precedentes do comportamento empreendido por um fantoche que não possui nenhum serviço prestado à comunidade, até porque sempre residiu em outro e distante município, e que somente foi eleito porque indicado por antecessor detentor de considerável aprovação, circunstância que inclusive o levou a se prestar ao deprimente e ridículo papel da imitação, usando, durante a campanha, as mesmíssimas vestimentas.

Fui eleito vereador e exerço o meu mandato com independência e firmeza de propósito, não possuindo interesse em assumir a administração municipal, o que agora e provisoriamente acontece somente em razão destas renúncias e até que sejam realizadas novas eleições no prazo de 90 (noventa dias), quando democraticamente o povo escolherá seus novos gestores.

Finalizo informando que apresentarei ações judicias cíveis e criminais, além de representação administrativa, em face daqueles que, completamente desequilibrados ou extemporaneamente arrependidos, estão me ofendendo injustamente, imputando crimes inexistentes e tentando desacreditar o legislativo municipal, antecipando que nestas ações judiciais solicitarei a realização de perícia grafotécnica nas referidas cartas de renúncia, de modo a comprovar que realmente foram elas assinadas pelos punhos do ex-prefeito e do ex-vice-prefeito, os quais desafio a se submeterem a tal exame, fornecendo as amostras necessárias à comparação e avaliação dos (a) traçados das letras,

(b) pressão da escrita, (c) progressão, (d) inclinação, (e) formato, (f) ritmo, (g) espaçamento, (h) valores angulares e curvilíneos, (i) comportamento, j) proporcionalidade, (k) forma dos caracteres, (I) maneirismos gráficos, (m) andamento e momentos gráficos, (n) calibres, (o) remates, (p) grafismos, (q) ligações, etc.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X