
Durante sessão realizada nesta quarta-feira (2), na Câmara Municipal de Maceió, o vereador Samyr Malta (Podemos) propôs o uso de aplicativos de mensagens instantâneas como ferramenta de apoio no enfrentamento à violência contra a mulher. A ideia é que tanto as forças de segurança quanto as vítimas possam utilizar essas plataformas para comunicar situações de risco de forma mais ágil.
A sugestão surgiu após o vereador Thiago Prado (PP) relatar o caso de uma jovem que foi espancada e estuprada no interior de Alagoas. Diante da gravidade da ocorrência, Malta defendeu o uso de tecnologias acessíveis como forma de prevenção.
Leia também
“Sabemos que o uso da tecnologia em aplicativos pode ser dispendioso, mas os aplicativos de mensagens podem ser utilizados de maneira proativa por todas as mulheres e assim evitar casos de agressão e até mortes”, afirmou o parlamentar.
O vereador também citou o baixo uso do botão do pânico — dispositivo que aciona a Segurança Pública em situações de emergência — por parte das mulheres. “Vi recentemente pela mídia que poucas mulheres utilizam esse dispositivo tão importante. É preciso que façamos mais”, declarou.
A proposta consiste em permitir que mulheres em situação de vulnerabilidade possam cadastrar seus números de telefone junto aos canais oficiais das autoridades, facilitando o contato via aplicativo de mensagens em momentos críticos. “Precisamos buscar soluções mais simples para evitar que mais casos de violência contra mulher aconteçam”, concluiu Samyr Malta.