Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Senadora Eudócia Caldas recebe comenda da Câmara de Maceió

Chico Filho entregou a homenagem pela contribuição da parlamentar à saúde e à cidadania


			
				Senadora Eudócia Caldas recebe comenda da Câmara de Maceió
Senadora Eudócia Caldas recebe comenda da Câmara de Maceió. Assessoria

A senadora Eudócia Caldas recebeu, nesta segunda-feira (31), a Comenda Nise da Silveira, concedida pela Câmara Municipal de Maceió. Na sede do Poder Legislativo, em Jaraguá, o presidente Chico Filho reconheceu a contribuição que a parlamentar tem dado à saúde e à cidadania, especialmente na luta pelo tratamento do câncer. Ele lembrou que ela estaria presente na sessão que marcou a passagem do Mês da Mulher e que aconteceu na Associação Comercial.

Ela, que também é médica, é autora do Projeto de Lei 126/2025, que trata do Marco Regulatório para a vacina contra o câncer. A proposição tem o intuito de estimular, no Brasil, as pesquisas para desenvolver o tratamento da doença a partir da vacina com RNA mensageiro, que já está em andamento na Rússia, na Austrália, na China e em outros países.

Leia também

No Brasil, Eudócia reforça que já existem estudiosos trilhando o mesmo caminho, mas os recursos disponíveis para pesquisa no país ainda são baixos. É nesse ponto que o Marco Regulatório pode ter interferência positiva.

“A vacina não é imunizante. Ela é um tratamento, mas está em fase de estudos. Aqui no Brasil, já estão fazendo os ensaios clínicos no Hospital do Amor, de Barretos, mas hoje o orçamento nos dá apenas 0,5% do PIB nacional, e a gente está lutando para aumentar para 1,5% do PIB (para pesquisas). E aí seria três vezes mais”, explicou a senadora.

A luta pelos avanços do tratamento do câncer foi mais um dos motivos pela entrega da comenda concedida pela Câmara. Chico Filho reforçou ser um entusiasta do projeto da senadora, que poderá dar mais esperança não só aos maceioenses, mas a todos os brasileiros.

“Estamos encerrando o Mês da Mulher da melhor forma possível, entregando à senadora Eudócia a comenda Nise da Silveira, pelos serviços prestados na área da saúde e na área da cidadania. Ela, que está encabeçando esse projeto lindo, que é o da vacina do câncer. Senadora, obrigado por tudo”, afirmou.

Para Eudócia, receber a Comenda Nise da Silveira é um reconhecimento ímpar e de grande importância. “Nise foi uma médica psiquiatra que lutou bravamente para mudar, na época, os padrões de tratamento para as doenças psiquiátricas. Ela lutou bravamente para mudar toda essa estrutura. Então, é um nome muito forte. E por isso eu quero agradecer por estar aqui e quero dizer que continuarei lutando pelo nosso país e especialmente pelo estado de Alagoas”, celebrou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X