
Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (25) para cumprir mandados judiciais em Maceió e no município de Rio Largo, ambos na Região Metropolitana da capital alagoana. O foco da ação é a investigação de um suposto esquema de corrupção eleitoral, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.
Entre as medidas autorizadas pela Justiça Eleitoral de Maceió, está o afastamento do vereador Siderlane Mendonça (PL), apontado como líder do grupo investigado. Ao todo, 21 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em endereços ligados aos suspeitos, incluindo a sede da Câmara Municipal de Maceió.
Leia também
Batizada de “Operação Falácia”, a investigação mira um núcleo político suspeito de movimentações financeiras irregulares e práticas ilícitas durante o período eleitoral. Além dos mandados de busca, a Justiça autorizou 17 medidas cautelares, como bloqueio de bens e proibição de contato entre os investigados.
Segundo a PF, há indícios de movimentações superiores a R$ 200 mil, com desvio de recursos públicos e uso de estruturas oficiais para fins eleitorais. A operação segue em andamento, com apoio da Justiça Eleitoral e da Controladoria-Geral da União (CGU).