Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Aviso falso sobre uso de fotos e dados no Instagram engana celebridades

Boato diz que rede social está mudando a política de privacidade e que usuário deve republicar um texto proibindo o uso do conteúdo de seu perfil

Um falso anúncio que circula há vários anos sobre mudanças no Instagram acabou enganando diversas celebridades na última terça-feira (20). A cantora Pink, a atriz Octavia Spencer e o ex-governador do Texas Rick Perry, secretário do governo Trump, foram alguns dos famosos que postaram a mensagem em seus perfis.

Uma mensagem semelhante, só que sobre o Facebook, circula pelo menos desde 2012. O boato fala que "amanhã" começa uma nova regra em que o Instagram "pode usar suas fotos".

Leia também

Outra versão diz que tudo o que você postou se tornará público, inclusive mensagens que já tenham sido deletadas.

E o falso anúncio termina sempre com uma declaração em que o usuário "proíbe" a rede social de usar seu conteúdo postado.

O que é mentira

O Instagram não alterou recentemente sua política de privacidade. O documento que está em vigor é de abril de 2018. A rede social não decidiu tornar nenhuma mensagem pública, nem revelar conteúdos que foram apagados.

Ela também preserva os direitos autorais do conteúdo publicado pelos usuários. O Instagram não tem autorização para revender as imagens ou utilizá-las de outra forma.

Não é possível manifestar discordância parcial com as normas do serviço. Portanto, postar qualquer "aviso de proibição" não tem efeito algum. Quem não concorda com todos os termos de um site ou rede social, não deve usá-lo.

Informações ficam guardadas

O Instagram, no entanto, precisa armazenar toda a comunicação entre os usuários. Por essa razão, um bate-papo pelo Instagram Direct é diferente de uma conversa no WhatsApp, que só fica armazenada nos smartphones dos participantes e não nos servidores do aplicativo.

O Facebook, dono do Instagram, pode ser obrigado pela Justiça a entregar todas as informações que possui sobre um usuário. No caso do Instagram, isso incluiria mensagens e fotos particulares.

Em determinadas circunstâncias, é possível que mensagens apagadas recentemente sejam recuperadas. Isso acontece porque os dados apagados são armazenados por até 90 dias.

Essas cópias existem porque o serviço precisa guardar arquivos de recuperação por períodos prolongados para não perder dados de usuários em caso de pane no sistema.

No Brasil, o Marco Civil da Internet estipula um prazo mínimo para a guarda de alguns dados para que investigações policiais não sejam inviabilizadas pela falta de informação.

Todas essas situações, inclusive as obrigações do Instagram para atender às ordens da Justiça, estão descritas na Política de Privacidade do serviço.

Avisadas por seguidores de que se tratava de um boato, algumas celebridades já apagaram o post.

Pink, que tem 6,7 milhões de seguidores na rede social, decidiu mantê-lo e editou a legenda, alegando que "é melhor prevenir do que remediar, mesmo que isso seja falso".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X