Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > SUMMIT MOBILIDADE - GAZETA DE ALAGOAS

Gazeta Summit transforma Maceió na capital das discussões sobre mobilidade urbana

Summit Mobilidade será realizado no dia 17 de junho, no Ritz Lagoa da Anta, com a presença de especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente, desde membros da Academia, da sociedade civil até do Poder Público


				
					Gazeta Summit transforma Maceió na capital das discussões sobre mobilidade urbana
Gazeta Summit transforma Maceió na capital das discussões sobre mobilidade urbana. Secom Maceió

Maceió vai se transformar, no dia 17 de junho, no centro das discussões sobre mobilidade urbana. Nesta data, de forma inédita, a Gazeta de Alagoas reunirá especialistas no assunto durante o Summit Mobilidade, que acontecerá no Ritz Lagoa da Anta. Ao longo de todo o dia, representantes do Poder Público, da Academia e da sociedade civil vão tratar sobre as possibilidades de melhoria da mobilidade urbana na capital e na Região Metropolitana, trazendo ao debate o que há de mais moderno sobre o tema.

O diretor executivo da Organização Arnon de Mello, Luis Amorim, destacou a importância do evento para o debate sobre a mobilidade da capital alagoana.

Leia também

“Dentro do espírito de celebração dos 90 anos da Gazeta de Alagoas, vamos promover o Summit Mobilidade. É uma excelente oportunidade para discutir o cenário da mobilidade na grande Maceió, sob a perspectiva da promoção de um desenvolvimento urbano sustentável, com a presença de especialistas nacionais e de nossa terra. Esse evento fortalece o compromisso permanente e histórico da Organização Arnon de Mello com a sociedade alagoana”, disse Amorim.

Considerada uma das 21 mulheres mais influentes do mundo em mobilidade, a professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Jessica Lima, é uma das palestrantes do evento. Ela ressaltou o pioneirismo da iniciativa, que vai reunir especialistas renomados nacional e internacionalmente para tratar de um assunto tão relevante.

“É um evento de extrema importância porque mobilidade urbana é algo que impacta na vida de todas as pessoas. Todos que moram em cidades e em áreas rurais são impactados pela forma como a cidade organiza o seu transporte e a sua mobilidade. Então, os níveis de felicidade vão ser maiores em cidades onde você tem uma mobilidade mais eficiente, pois as pessoas vão ter um maior nível de bem-estar social, vão conseguir realizar mais atividades, vão conseguir ter uma ascensão social melhor e acessar todas as oportunidades que a cidade oferece. À medida que você melhora a mobilidade, você acaba melhorando todos os aspectos da vida. Se ela funciona, é importante, mas se não funciona, nada mais funciona. E esse evento vai trazer grandes especialistas, algo que nunca aconteceu em Maceió. Estou muito feliz e ansiosa”, disse.

A Diretora Executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), Clarisse Linke, é outra presença confirmada no Summit Mobilidade. Entre outros assuntos, ela pretende falar sobre mobilidade urbana sustentável e a importância de se avançar na direção do transporte com zero emissão de carbono, o que, segundo a especialista, é fundamental para garantir uma cidade mais resiliente e mais justa.

“Precisamos pensar em um modelo de transporte, de deslocamento e de mobilidade que não tenha um efeito negativo em relação à emergência climática, em relação à saúde da população e ao tempo em que as pessoas gastam no deslocamento entre os lugares. Um evento como o Summit nos dá a oportunidade de identificar inovações e desafios, aprendendo com casos de outros lugares, de outras cidades que também estão passando pelos mesmos desafios. Eu pretendo falar da mobilidade urbana sustentável, olhando para a integração entre planejamento urbano e planejamento de transporte”, contou.


				
					Gazeta Summit transforma Maceió na capital das discussões sobre mobilidade urbana
Gazeta de Alagoas promove debate sobre mobilidade urbana em Maceió. Reprodução

Entre os questionamentos que o evento pretende responder estão: quais as soluções para a melhoria do sistema de transporte da capital? Que medidas devem ser adotadas pelo Poder Público para essa melhoria? Quais pontos são mais importantes na requalificação do trânsito? Haverá um painel com discussões sobre a mobilidade nas cidades da região metropolitana, com participação dos prefeitos de Marechal Deodoro, Cláudio Filho; do Pilar, Renato Filho; e de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, além do representante da Prefeitura de Maceió, André Costa, diretor do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT). A mediação será do jornalista Alexandre Lino.

O mestre e doutorando em Planejamento Urbano e autor do livro "Passe Livre: As Possibilidades da Tarifa Zero contra a Distopia da Uberização", Daniel Santini, também é presença confirmada. Ele falou que a tarifa zero é hoje uma realidade em 114 municípios brasileiros, beneficiando 5,6 milhões de pessoas.

“A ideia de se discutir políticas públicas de tarifa zero tem a ver com a possibilidade de se imaginar novas formas de organizar as redes públicas e, dessa maneira, garantir um maior acesso às cidades, construindo um caminho para redução das desigualdades sociais espaciais nas nossas cidades. Queria louvar a ideia de se organizar um evento dessa dimensão no Nordeste. Temos visto muitos fóruns, principalmente no Sudeste, acontecendo, mas ter um encontro dessa dimensão e importância sendo realizado em Maceió, potencializa o debate regional e pode ser um momento importantíssimo para se avançar na construção de políticas públicas pensadas nos contextos local e regional”, afirmou Santini.

O deputado federal de Alagoas, Rafael Brito, participará dos debates e destacou a importância de o assunto ser colocado em pauta neste momento, em que Maceió foi uma das poucas capitais do País que não cumpriram o que determinava a lei em relação à mobilidade urbana.

“As pessoas sabem que o Plano de Mobilidade Urbana de Maceió não foi apresentado no tempo correto e, por isso, a cidade está impedida de receber recursos federais para mobilidade urbana, num momento em que a nossa mobilidade tem piorado a cada tempo. Sabemos que o trânsito em Maceió, para quem anda de carro e de ônibus, está insustentável. Também sabemos que o trânsito para mobilidade ativa praticamente não existe na nossa cidade. Quem quer andar de bicicleta ou, até mesmo, caminhar, é muito difícil, pois as calçadas são irregulares e não há piso para deficiente visual. Maceió tem andado para trás em mobilidade urbana em todos os seus aspectos, e um evento como esse, sem dúvida, fará com que possamos fazer uma discussão aprofundada sobre um tema extremamente importante, que impacta a vida de todos nós, todos os dias”, pontuou o parlamentar.

PARTICIPAÇÕES CONFIRMADAS

Também já confirmaram presença no evento o ministro dos Transportes, Renan Filho; o governador de Alagoas, Paulo Dantas; o diretor-presidente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), André Costa; o deputado estadual Alexandre Ayres; a oficial Nacional da ONU Habitat para o Brasil, Rayne Ferretti; o urbanista e chefe de Segurança no Trânsito do Detran/AL e membro da Câmara Temática de Engenharia de Tráfego do Contran, Renan Silva, e o coordenador de Gestão de Serviço do Detran-PR e membro do GT Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), Marcel Cabral Costa.

Participam ainda o sub-chefe de Engenharia do Trânsito no Detran-AL, Antônio Monteiro; o presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Antônio Meira; a diretora-presidente do Instituto Caminhabilidade, Letícia Sabino; o arquiteto, urbanista e professor da Ufal, Dilson Ferreira; o especialista em Cidades Inteligentes e Planejamento Urbano, Ricardo Santa Ritta; a presidente licenciada do CREA-AL, Rosa Tenório; o presidente da Comissão de Acessibilidade da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), Ricardo Nonato Lins; a professora da Ufal, criadora Núcleo de Acessibilidade (Nac) e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação Especial, Neiza Fumes; o Presidente da Comissão de Acessibilidade da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal); Maria Dolores Fortes Daniel Santini e Dany Spósito.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas