Os Talentos da Saúde da Fundação Lemann, responsável por agregar os principais nomes que se engajam e dedicam suas vidas a solucionar os principais problemas do Brasil, são os grandes responsáveis por unir parceiros para compor o I Seminário Saúde e Tecnologia-Inovação e ferramentas práticas para ajudar a vencer os desafios na atenção primária, que acontecerá no próximo dia 06 de junho, no município de Marechal Deodoro, Alagoas.
A rede Talentos da Saúde é formada por 11 profissionais de diferentes áreas da saúde e de todo o Brasil, que debatem corriqueiramente sobre ideias inovadoras que tragam uma nova realidade para atenção básica, através da informatização do atendimento e o uso da tecnologia como facilitadora dessas ações, principalmente na atenção primária do Sistema Único de Saúde.
Leia também
Aérton Lessa, secretário de saúde de Marechal Deodoro, é um dentre os dois únicos nordestinos a integrar o grupo. Com aposta na inovação e planejamento, o município ampliou seu atendimento a partir da informatização, trazendo grandes resultados e mais qualidade de vida para a população de um município que amargava tristes índices.
Isabella Vallejo, integrante do grupo e residente em Brasília, também é um desses talentos que auxiliou na construção do Seminário em Marechal Deodoro, ressaltando que o evento será uma grande oportunidade de troca, entre pessoas com diferentes trajetórias. "Debater ideias, conhecer experiências que deram certo e co-criar soluções nos coloca vários passos à frente para a melhoria dos serviços de saúde pública do nosso país. Tenho certeza que o SUS ainda possui grandes desafios para realmente operar da maneira como foi planejado e a tecnologia é uma forte aliada nessa caminhada.
Francisco Tavares é superintendente de gestão empresarial da Unimed Natal e também engloba o grupo dos Talentos da Saúde. Segundo ele, o caminho da evolução nessa área passa pela inovação, que tem um relacionamento estreito com a tecnologia. Porém, nem toda inovação depende exclusivamente da tecnologia para acontecer. "Essa rede é construída por pessoas muito experientes na saúde, em especial na saúde pública, que se empenham na organização de eventos como esse, promovendo novas soluções e alternativas para um país tão grande, como o Brasil. Esse seminário traz uma vasta oportunidade de conhecimento e experiências, sobretudo para trocar ideias e, a partir daí, obter resultados concretos.", completou.
A tecnologia a favor da saúde básica, seja com alto ou baixo investimento, será o tema principal do seminário que contará também com a presenças internacionais, como Michel Kapps, economista de Havard, consultor do Vale do Silício nos Estados Unidos e profundo conhecedor do sistema de saúde de mais de trinta países.
Segundo Aérton, é inegável a influência que os Talentos da Saúde tem em todo país, quando se trata de liderar transformações e causar impactos positivos na saúde brasileira. "Será um momento importante de fazer um balanço daquilo que vem dando certo no Brasil e no mundo, visando uma maior qualidade na saúde pública. Certamente a Fundação Lemann compartilha desses princípios juntos aos outros parceiros: Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (ITEC), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Fundação de Amparo a Pesquisa de Alagoas e a Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro. Toda saúde brasileira estará bem representada nesse evento.", disse.