A cada dia que passa as mulheres estão mais presentes nas praças esportivas do Brasil e do mundo. E em Alagoas isso não é diferente. Sendo assim, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), vai lançar a campanha “Lugar de Mulher é no Rei Pelé”, neste sábado (4), quando haverá o Clássico das Multidões, entre CSA e CRB, válido pela Copa do Nordeste.
A ação é em parceria com a Federação Alagoana de Futebol (FAF) e as duas equipes da capital alagoana, e será iniciada neste mês de março, em alusão ao Mês da Mulher. No entanto, será uma ação permanente, para aproximar ainda mais a torcida feminina do estádio, como garante a secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Angela Stemler.
Leia também
“Nunca se investiu tanto no esporte feminino como o Governo de Alagoas, nos últimos anos. O futebol é a prova disso, com a realização da Copa Rainha Marta, fomento para equipes femininas, apoio a eventos, passagens aéreas, materiais esportivos, entre outras ações. Mas ainda falta muito. Por isso, estamos lançando essa campanha que vai trazer ainda mais mulheres para o estádio, como também formar parcerias que possibilitem promover novas políticas públicas para o setor”, destacou.

O lançamento oficial da campanha será neste sábado (4), antes do duelo entre CSA e CRB, válido pelo Nordestão. Na entrada da torcida feminina, haverá interação com direito a espaço “instagramável” e entrega de brindes. Em campo, antes e durante o intervalo, o grupo “Maracatu Baque Alagoano”, composto especialmente por mulheres, fará uma apresentação para a torcida presente.
O presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Felipe Feijó, que também vem trabalhando para fortalecer o futebol feminino no Estado, reforça a importância desta campanha.
"As mulheres estão ganhando cada vez mais espaço no futebol. Seja nas arquibancadas ou fazendo parte do jogo. O interesse delas acompanhando os clubes tem aumentado e muitas já frequentam as arquibancadas sozinhas. Então, é nosso dever incentivar, dar segurança, conforto e valorizar as torcedoras", afirmou.
"O futebol precisa da participação feminina. A maior jogadora de todos os tempos é alagoana, a Marta. Nada mais justo do que Alagoas ter um ambiente seguro para receber as torcedoras alagoanas em todos os espaços do nosso futebol”, acrescentou.

Feijó ganhou o reforço do desportista, ex-árbitro e secretário executivo da Selaj, Charles Hebert: “O futebol e o esporte feminino sempre foram uma prioridade, mas precisamos seguir criando e buscando parcerias para novas políticas públicas. As mulheres são determinantes no esporte, seja dentro ou fora das plataformas esportivas. Esta ação será um sucesso e, desde já, agradecemos a parceria da FAF e dos clubes para que este momento seja possível”.
A campanha ainda terá a participação fundamental dos dois principais clubes do futebol alagoano, CSA e CRB, que se engajaram na iniciativa e têm torcidas exclusivas femininas. Vale destacar que as ações serão iniciadas em dois jogos específicos da Copa do Nordeste: no deste sábado (4), entre Azulão e Galo, com mando de campo e torcida única do time azulino; e no jogo do dia 7, entre CRB e ABC.