Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Cardeal filipino é um dos cotados para ser o próximo papa

Luis Antonio Tagle era considerado um dos favoritos pelo próprio papa Francisco


			
				Cardeal filipino é um dos cotados para ser o próximo papa
Cardeal filipino é um dos cotados para ser o próximo papa. Vaticano News

A Igreja Católica dará início, nas próximas semanas, ao processo de conclave – escolha do novo líder religioso, que sucederá o papa Francisco, morto na segunda-feira (21/4), aos 88 anos. Entre os nomes mais cotados para assumir o papado está o de Luis Antonio Tagle, cardeal filipino conhecido por suas ideias progressistas como “Francisco asiático”.

Aos 67 anos, Tagle é pró-prefeitos do Dicastério para a Evangelização e arcebispo emérito de Manila, nas Filipinas. Ele foi nomeado cardeal em 2012 pelo papa Bento XVI.

Leia também

Nascido nas Filipinas, o cardeal é conhecido pelo compromisso com a justiça social, o combate à pobreza e a defesa dos direitos humanos. Luis Antonio Tagle já foi, inclusive, presidente da Caritas Internacional, organização humanitária da Igreja Católica.

Considerado um dos “favoritos” do próprio Francisco para comandar a Igreja Católica, Tagle é um dos mais cotados a assumir o pontificado e dar continuidade às reformas iniciadas pelo último papa. Caso seja escolhido, ele se tornará o primeiro Santo Padre asiático da história.

O cardeal se tornou sacerdote em 1982. Em 1985, foi enviado para estudar teologia sistemática na Universidade Católica da América em Washington, nos Estados Unidos, onde também realizou doutorado, em 1991. Em dezembro de 2001, foi ordenado bispo.

Já em 2011, Tagle foi nomeado arcebispo de Manila e, em 2015, presidente da Caritas Internacional. O cardeal chegou a participar do conclave que escolheu o papa Francisco, em 2013.

Ele foi convocado por Francisco para residir em Roma, em 2019, e atuar como prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos. Com a reestruturação da congregação, Tagle foi anunciado como um dos pró-prefeitos do Dicastério para a Evangelização. Em 2020, o papa elevou o cardeal à Ordem dos Bispos, sinalizando seu favoritismo.

Papa Francisco deve ser enterrado no sábado (26/4) e o conclave, ritual que decide o próximo líder da Igreja Católica, deve começar depois do dia 6 de maio.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X