
Aeroportos e estações de trem de diversas cidades da Europa tiveram o funcionamento comprometido nesta segunda-feira (28/4) em decorrência do apagão de energia elétrica que atingiu países do continente, especialmente Portugal e Espanha.
Imagens captadas pela plataforma de monitoramento de voo Flightradar24 mostraram o impacto do problema no tráfego aéreo no Aeroporto Internacional de Lisboa: nas telas, e com os voos sendo afetados, os aviões “desapareciam”.
Leia também
Por meio do site, o aeroporto emitiu um alerta aos passageiros. Todos os voos chegaram a ser cancelados. “Devido a um corte geral de energia, poderão ocorrer problemas operacionais. Entre em contato com sua companhia aérea antes de se dirigir ao aeroporto”, diz a mensagem.
A operadora da rede elétrica de Portugal afirmou, por volta das 11h de Brasília, que o apagão foi resultado de uma falha na rede espanhola, relacionada a um fenômeno atmosférico raro. Não há indicativo de que a falha tenha sido causada por um ciberataque.
O primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, disse que a expectativa é que a energia seja restabelecida no país nas “próximas horas”.
“Terá sido, aparentemente, um problema na rede de transporte, cuja razão ainda está a ser identificada, aparentemente, na Espanha”, afirmou à agência Lusa o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, segundo relatou o Correio da Manhã.
Espanha
Na Espanha, aeroportos e metrôs inteiros pararam nas principais cidades. O Aeroporto de Barajas, em Madri, continua sem energia, e o metrô de Valência anunciou a suspensão de todos os seus serviços.
Dados da rede elétrica espanhola, a Red Eléctrica, mostram uma queda enorme em questão de segundos. Cidades inteiras, incluindo Sevilha, Barcelona e Pamplona, também continuam afetadas.
A Red Eléctrica afirmou ter ativado os planos para restaurar o fornecimento de energia, com “todos os recursos dedicados à solução” da interrupção.
A extensão exata das interrupções e o número de pessoas afetadas ainda não são claros.