
O Papa Francisco enviou uma carta ao Arcebispo emérito de Maceió, Dom Edvaldo Gonçalves Amaral, no dia 10 de abril, poucos dias antes de sua morte. O gesto do pontífice foi motivado pela celebração dos 50 anos da ordenação episcopal de Dom Edvaldo, que ocorreu no último domingo (20), coincidindo com a última aparição pública de Francisco. A correspondência, em latim, foi traduzida e divulgada pela Arquidiocese de Maceió.
Na mensagem, o Papa manifesta "sincera estima" pela notável missão pastoral de Dom Edvaldo, ressaltando seu empenho na evangelização, na formação do povo de Deus e na dedicação às vocações sacerdotais. O pontífice também concedeu bênção apostólica ao bispo emérito e seus familiares, pedindo, como de costume, orações por seu ministério petrino.
Leia também
“Recordamos também sua diligente obra em favor das vocações sacerdotais, bem como seu empenho em anunciar Cristo, Luz das Nações, expondo os seus ensinamentos e tesouros da fé”, escreveu Francisco.
Além do Papa, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, também enviou carta de congratulações. Em sua mensagem, o representante do Vaticano disse se unir aos votos do Santo Padre e reconheceu o “serviço incansável” que Dom Edvaldo tem oferecido à Igreja.
“Que esta celebração seja uma oportunidade para renovar a gratidão a Deus pelo caminho já percorrido nestes 50 anos de Ministério”, declarou.

Um marco na história da Igreja em Alagoas
Salesiano de Dom Bosco (S.D.B.), Dom Edvaldo Gonçalves Amaral foi ordenado bispo no dia 20 de abril de 1975, em Natal (RN), e nomeado Arcebispo de Maceió em 24 de outubro de 1985. Ele exerceu seu ministério episcopal na capital alagoana de 1986 a 2002, deixando uma marca profunda na Arquidiocese com sua caridade, zelo pastoral e compromisso com a evangelização.
Dom Edvaldo completará 98 anos de vida no próximo dia 25. Seu jubileu áureo foi celebrado com emoção pela comunidade católica de Maceió, agora marcado também pela despedida do Papa, que o homenageou.
Confira a tradução da carta do papa, segundo o ChatGPT
Ao venerável irmão
EDVALDO GONÇALVES AMARAL, S.D.B.
Arcebispo emérito de Maceió
Ao celebrar proximamente, no Domingo da Ressurreição do Senhor, o jubileu áureo de sua consagração episcopal, congratulamo-nos com sincera estima por sua notável missão pastoral, à qual dedicou com empenho seu trabalho para evangelizar os povos e formar o povo de Deus, exercendo também com zelo sua obra em favor das vocações sacerdotais, e sua dedicação em anunciar os preceitos e revelar os tesouros de Cristo, luz das nações.
A ele, enquanto lhe desejamos tudo de melhor, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria e de São João Bosco, concedemos de bom grado nossa bênção a ele e aos seus entes queridos, pedindo orações por nosso ministério petrino.
Dado em Roma, no Latrão, no dia 10 do mês de abril, no Ano Santo de 2025.
Francisco
