O Referencial Curricular de Maceió (RCM), que deve regular as etapas e modalidades de ensino da educação básica que serão construídas em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi aprovado durante reunião plenária virtual do Conselho Municipal de Educação da capital (Comed). O documento foi aprovado na última terça-feira (23), mas a informação só foi divulgada no início da noite desta sexta (26).
A coordenadora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Maria José Alves Costa, explicou que o Referencial Curricular de Maceió trata sobre o ensino de jovens e idosos, educação especial, educação infantil e ensino fundamental.
Leia também
"Com a implantação do RCM no sistema municipal de educação de Maceió, não somente a Rede Municipal de Ensino mas, também, a rede privada de educação infantil terá acesso ao documento na íntegra, para adequação dos Projetos Políticos Pedagógicos e sua incorporação na prática pedagógica curricular das escolas", esclareceu.
Ainda de acordo com a coordenadora, a aprovação do Referencial por representa a consolidação ao que consta não apenas na BNCC, mas aos documentos curriculares da rede municipal, construídos ao longo dos últimos seis anos, bem como no Referencial Curricular de Alagoas (RecAL).
Após a resolução ser finalizada, o documento será homologado e publicado no Diário Oficial do Município (DOM).
* Com informações da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação (Semed).