
No último sábado (9), o CRB tropeçou mais uma vez em casa ao perder para a equipe do Goiás com o gol da vitória dos visitantes, sendo marcado aos 48 minutos da segunda etapa. Após a derrota, as chances de rebaixamento do Galo, segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), subiram de 24%, antes da rodada se iniciar, para mais de 40% após o último jogo e o empate entre Sport e Chapecoense, no domingo (10).
A situação pode se tornar catastrófica na próxima rodada, já que, matematicamente, o Galo pode ser rebaixado na 37° rodada. Para que isso aconteça, uma combinação de resultados tem que ocorrer.
O primeiro de todos deve acontecer nesta segunda-feira (11), na partida entre Vila Nova e Ponte Preta. Caso a Macaca vença o confronto de hoje, o clube paulista somará 41 pontos e irá para a 16° colocação, empurrando o CRB para a 17° colocação, com 39 pontos.
Neste cenário, a próxima rodada pode rebaixar o time alagoano da seguinte maneira:
O Regatas vai atuar contra o Santos, na Vila Belmiro, no domingo (17), às 16h. A Chapecoense joga contra o Coritiba no mesmo dia e hora. Já a Ponte Preta enfrentará o Sport, em casa, um dia antes, às 21h30. Caso o alvirrubro perca a partida contra o time paulista, e a Ponte e Chape vençam, o CRB ficará na 17° colocação, com 39 pontos. A Chapecoense e Ponte vão para 44 pontos e, desta forma, abrem cinco pontos de diferença em relação ao time da Pajuçara, com apenas uma rodada restante e três pontos em disputa, impossibilitando o CRB de alcançar a pontuação.
Com a possibilidade desse cenário, o time de Hélio dos Anjos é obrigado a pontuar na Vila Belmiro para chegar aos 40 pontos, já que, segundo o departamento de matemática e estatística da UFMG, com 43 pontos, as chances de rebaixamento são abaixo de 8%. E com 44 pontos somados ao final do campeonato, as chances do CRB cair para a Série C é menor que 3%.