
O abandono do Igaci no Campeonato Alagoano e Copa Alagoas causou alguns impactos no futuro do futebol local. Além de desfalcar o calendário das competições, a Raposa deve ser suspensa de disputar os torneios por alguns anos.
O clube comunicou sua saída dos dois campeonatos a noite dessa terça-feira (31). Além de ter recebido uma multa de R$ 50 mil, a situação quebrou o que era previsto pela Federação Alagoana de Futebol (FAF) em relação as tabelas das competições.
Leia também
No Campeonato Alagoano, todos os sete clubes remanescentes terão um jogo a menos no ano e precisarão folgar por uma rodada. O Murici, por exemplo, seria o adversário do Igaci na última rodada. E como não há mais quem enfrentar, irá terminar a 1ª fase antes dos demais.

A tabela de classificação do Alagoano irá iniciar com todos os clubes com três pontos computados e não haverá rebaixamento.
Já na Copa Alagoas, os seis times do Grupo A também terão a subtração de uma partida e a briga pela classificação no Grupo B será entre apenas cinco times, por duas vagas.
Essa é a segunda vez na história que o Igaci desiste de disputar a 1ª Divisão do Campeonato Alagoano. A primeira foi em 2009, que ocasionou um hiato de 15 anos longe de competições oficiais da FAF.
A diretoria da Raposa não se pronunciou oficialmente em relação aos motivos que levaram a desistência. No entanto, a Gazetaweb.com apurou que trata-se de um problema interno entre clube e a Prefeitura de Igaci.
A reportagem também descobriu que havia um movimento de alguns clubes para ajudar o Igaci, mas a situação não foi para frente. O valor da premiação que seria recebida pelo Tricolor, deverá ser dividido entre os outros sete participantes do Estadual.
E O ZUMBI?
Com a desistência do Igaci, abriu-se uma dúvida em relação a um possível acesso do Zumbi, vice-campeão da 2ª Divisão de 2024. Todavia, a própria FAF descartou a possibilidade.

A Gazeta apurou que o Pantera Verde mostrou-se disposto em participar da competição, mesmo com o tempo curto de preparação. Inclusive, teria a equipe pronta para o dia 11 de janeiro. Porém, o regulamento impede essa participação.
Em 2023, em Pernambuco, uma situação parecida ocorreu, quando o Salgueiro desistiu do campeonato e o Flamengo de Arcoverde herdou a vaga 11 dias antes do campeonato iniciar.