
Max Verstappen pode ter tido um domingo amargo com o segundo lugar na Arábia Saudita, especialmente pela punição após disputa com o vencedor Oscar Piastri na largada. No entanto, atingiu um feito estatístico importante com os 18 tentos somados em Jeddah: tornou-se o segundo piloto com mais pontos na história da Fórmula 1.
O holandês da RBR chegou a 3110.5 pontos na carreira e superou outro tetracampeão que fez história na equipe austríaca: Sebastian Vettel, com 3098. Verstappen está atrás apenas de Lewis Hamilton, mas a distância ainda é grande: o piloto da Ferrari tem 4893.5 pontos na carreira, 1783 a mais que o atual campeão.
Leia também
Outros dois pilotos do atual grid da Fórmula 1 integram o top 10: o quarto colocado é o veterano Fernando Alonso, da Aston Martin, com 2337 – apesar disso, o espanhol de 43 anos ainda não pontuou nesta temporada. Companheiro de Hamilton na Ferrari, Charles Leclerc está em décimo lugar e soma 1477, mesmo sem nunca ter sido campeão.
Se a distância para Hamilton ainda é grande, Verstappen tem motivos para achar que pode superar o britânico neste ranking. O primeiro é óbvio: a idade. O holandês já está há 11 anos na Fórmula 1, mas ainda tem 27 anos, 13 a menos que Lewis.
O outro ponto tem a ver com o desempenho dos pilotos na pista: Verstappen soma, na média desde o início da carreira, 14.54 pontos por corrida. Esse número é o maior já registrado na história da Fórmula 1, e mesmo o multicampeão Lewis Hamilton tem 13.56. Vale lembrar que lendas da categoria como Michael Schumacher e Juan Manuel Fangio, com sete e cinco títulos, respectivamente, correram em épocas com pontuações menores.
Apesar de não ter o recorde de piloto com maior número de pontos na história, Verstappen detém outras marcas relevantes na Fórmula 1: é o piloto mais novo a correr na categoria (com 17 anos) e a vencer (aos 18). Além disso, também é dele o recorde de triunfos em uma temporada (19), de vitórias seguidas (dez) e de pontos em um só ano (585).
Na atual temporada, Verstappen tem sofrido com a irregularidade do carro da RBR e está na terceira posição no campeonato de pilotos, com 87 pontos. A dupla da McLaren lidera a tabela: Oscar Piastri tem 99, e Lando Norris está com 89.
A instabilidade da equipe austríaca gera rumores de possível mudança de ares para o tetracampeão em 2026. De acordo com o jornal italiano "Gazzetta dello Sport", a Aston Martin fez uma oferta bilionária para ter os serviços de Max a partir do ano que vem.