Três brasileiros estão na briga pelo "Oscar do Esporte". Nesta quarta-feira, o Laureus anunciou os atletas indicados para a premiação, que será celebrada em Berlim, no dia 18 de abril. Fora da briga pelo posto de esportista do ano, o Brasil tem dois nomes na luta pelo título de principal atleta de esportes de ação. O surfista Adriano de Souza, o Mineirinho, e o skatistaBob Burnquistestão na disputa. Entre os paratletas, o nadador Daniel Dias está na disputa por seu terceiro prêmio.
O argentino LionelMessi, do Barcelona; o tenista sérvio Novak Djokovic, que levou o prêmio no ano passado; o atleta jamaicano Usain Bolt; o piloto britânico Lewis Hamilton; o astro da NBA Stephen Curry; e o golfista americano Jordan Spieth brigam pelo posto de melhor atleta do ano. Entre as mulheres, a etíope Genzebe Dibaba, do atletismo; a austríaca Anna Fenninger, do ski; a jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, do atletismo; e as americanas Katie Ledecky, da natação, Carli Lloyd, do futebol, e a tenista Serena Williams disputam o título.
Leia também

Mineirinho, campeão mundial de surfe, e Bob Burnquist, ouro no X-Games e vencedor do prêmio em 2002, foram indicados ao posto de melhor atleta de esporte de ação. Os dois vão disputar o título com a britânica Rachel Atherton, do mountain biking; o surfista australiano Mick Fanning; o alemão Jan Frodeno, do triatlo; e a americana Chloe Kim, do snowboarding.
- É incrível pensar que eu ganhei este prêmio em 2002, fui nomeado novamente em 2013, quando Jamie Bestwick ganhou. Eu me senti abençoado naquela época, e agora ter sido nomeado de novo. Eu acho que a longevidade é uma coisa maravilhosa. Mas você tem que correr atrás dela. Eu olho para alguns dos grandes jovens que estão começando no skate e sei que o futuro está em boas mãos, por isso é ainda mais gratificante sentir que eu ainda possa pegar meu skate e continuar a inspirar. A idade é apenas um número, e para mim esse número é 40 este ano. A vontade de viver e de evoluir no meu skate ainda fala alto e eu sou grato por ser saudável e ainda capaz de fazer o que eu amo - disse o skatista, que disputou o X-Games com o braço quebrado.
Dono de sete medalhas de ouro e uma de prata em Mundiais, o nadador paraolímpico Daniel Dias foi indicado mais uma vez ao prêmio de melhor paratleta do ano. Ícone da natação brasileira, ele já recebeu o prêmio em 2009 e 2013.
- Sinto-me honrado em ser indicado mais uma vez para o Laureus, um prêmio tão importante e prestigiado. Quando digo que sinto-me honrado é porque sei como é importante receber um prêmio como esse. Irei festejar muito se puder levar outro prêmio para casa. Começar 2016, o ano paralímpico, ganhando o Laureus seria espetacular - disse Daniel.
Veja a lista de indicados:
Atleta do ano
Usain Bolt (Jamaica) - atletismo
Stephen Curry (EUA) - basquete
Novak Djokovic (Sérvia) - tênis
Lewis Hamilton (Reino Unido) - automobilismo
Lionel Messi (Argentina) - futebol
Jordan Spieth (EUA) - golfe
Melhor atleta feminina
Genzebe Dibaba (Etiópia) - atletismo
Anna Fenninger (Áustria) - esqui
Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica) - atletismo
Katie Ledecky (EUA) - natação
Carli Lloyd (EUA) - futebol
Serena Williams (EUA) - tênis
Equipe do ano
All Blacks (Nova Zelândia) - rúgbi
Barcelona (Espanha) - futebol
Golden State Warriors (EUA) - basquete
Equipe britânica de tênis - tênis
Mercedes (Alemanha) - Fórmula 1
EUA - futebol feminino
Revelação do ano
Chile - futebol
Jason Day (Austrália) - golfe
Tyson Fury (Reino Unido) - boxe
Adam Peaty (Reino Unido) - natação
Jordan Spieth (EUA) - golfe
Max Verstappen (Países Baixos) - automobilismo
Retorno do ano
Dan Carter (Nova Zelândia) - rúgbi
Jessica Ennis-Hill (Reino Unido) - atletismo
Mick Fanning (Austrália) - Surfe
Michael Phelps (EUA) - natação
David Rudisha (Quênia) - atletismo
Lindsey Vonn (EUA) - esqui
Paratleta do ano
Marie Bochet (França) - esqui
Liu Cuiqing (China) - atletismo
Daniel Dias (Brasil) - natação
Omara Durand (Cuba) - atletismo
Pieter Du Preez (África do Sul) - atletismo e ciclismo
Leung YukWing (Hong Kong) - bocha
Atleta de esporte de ação
Rachel Atherton (Reino Unido) - mountain biking
Bob Burnquist (Brasil) - skate
Adriano de Souza, o Mineirinho (Brasil) - surfe
Mick Fanning (Austrália) - surfe
Jan Frodeno (Alemanha) - triatlo
Chloe Kim (EUA) - snowboarding