Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

AMA solicita ao Governo de Alagoas repasse do ICMS com menor impacto

Medida visa a queda na arrecadação durante o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

Um levantamento financeiro para garantir aos 102 municípios a possibilidade de um repasse do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com o menor impacto possível foi solicitado pela Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) ao governador do Estado, Renan Filho. A medida foi tomada diante da queda na arrecadação provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O parâmetro considerado foi o do mês referencial do ano de 2019. Um requerimento que segue o mesmo sentido foi aprovado de forma unânime, na Assembleia Legislativa de Alagoas, na última quinta-feira (26).

Leia também

Segundo a presidente da AMA, Pauline Pereira, a atual situação requer uma união de forças e trabalhos, que já vêm sendo realizados pelo Executivo Estadual. O levantamento é parte fundamental para que a atuação dos entes seja eficaz para atender a população alagoana, sobretudo a mais vulnerável.

Segundo a Associação, os gestores executivos municipais entendem que a garantia de um apoio financeiro de patamar mínimo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é urgente. Eles estão preocupados com a previsão de grave retração da arrecadação municipal provocada pelas medidas de isolamento social do decreto do Governo de Alagoas.

Apoio federal 

Para garantir a saúde econômica dos estados, medidas do governo federal, com um aporte financeiro de R$ 16 bilhões para minimizar os efeitos da queda na arrecadação de estados e municípios, já foram adotadas. A ação recompõe os repasses aos Fundos de Participação de Estados (FPE) e FPM. O governo federal também suspendeu o pagamento das dívidas dos Estados.

Com isso, a presidente da AMA reitera ao Governo de Alagoas a "necessidade da viabilização do mesmo respaldo financeiro recebido pelo Estado para que as 102 cidades alagoanas, cuja maioria é diretamente dependente dos repasses da arrecadação do ICMS, do FPM e royalites, não percam suas receitas."

A Confederação Nacional dos Municípios  (CNM)  já oficiou ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara dos Deputados e o Senado Federal uma pauta de reivindicações urgentes para viabilizar ações emergenciais para combater à Covid-19.

* Com informações da assessoria de comunicação da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X