Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Principal aeroporto de Londres volta a funcionar totalmente após fechamento

Nas redes sociais, instituição confirma volta dos voos, mas pede que clientes chequem status com as companhias


			
				Principal aeroporto de Londres volta a funcionar totalmente após fechamento
Aeroporto de Heathrow, em Londres, é fechado após incêndio em estação de energia. Reuters

O principal aeroporto de Londres, Heathrow, voltou a operar com sua máxima capacidade na manhã deste sábado (22), pelo horário local - madrugada, pelo horário de Brasília. A informação é da agência de notícias Reuters.

No X, o aeroporto confirmou a volta dos voos, mas pediu para que os passageiros checassem a situação de cada trecho com a companhia aérea. Segundo a Rede Nacional de Energia, a luz voltou para todos os afetados do local, incluindo o aeroporto.

Leia também

"Os voos foram retomados em Heathrow após a queda de energia de ontem. Se você estiver programado para viajar hoje, aconselhamos que entre em contato com sua companhia aérea para obter as informações mais recentes sobre seu voo antes de se dirigir ao aeroporto", disse a publicação.

Nesta sexta (21), as operações haviam retornado de forma parcial, após um incêndio paralisar as decolagens e pousos no local. O primeiro avião a pousar em Heathrow foi um Airbus A380 da British Airways.

Segundo o site de monitoramento FlightRadar24, a aeronave estava no aeroporto de Gatwick, o segundo maior que atende à capital da Inglaterra, e foi realocado para Heathrow. Ele pousou pouco após as 18h no horário local (15h em Brasília).

Pouco antes, por meio de seus porta-vozes, as companhias aéreas United Airlines e Air Canada vieram a público dizer que iriam retomar suas operações para Heathrow ainda esta noite.

"Nossas equipes trabalharam incansavelmente desde o incidente para garantir uma recuperação rápida. Agora podemos reiniciar os voos com segurança, priorizando a repatriação e a realocação de aeronaves. Por favor, não viaje para o aeroporto, a menos que sua companhia aérea tenha lhe aconselhado a fazê-lo. Esperamos executar uma operação completa amanhã e forneceremos mais informações em breve", afirma o comunicado.

O Heathrow é o maior aeroporto da Europa e o quarto mais movimentado do mundo. Todos os voos desta sexta, cerca de 1.350, foram cancelados ou deslocados para pouso em outros aeroportos por conta de um apagão provocado por um incêndio em uma estação de energia próxima ao aeroporto, no oeste de Londres.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que representa companhias aéreas em todo o mundo, criticou o aeroporto internacional de Heathrow por não ter um plano B para a distribuição de energia.

Voos cancelados

O aeroporto internacional de Heathrow, o principal de Londres, o maior da Europa e um dos mais movimentados do mundo, ficou totalmente fechado por mais de 12 horas por conta de um incêndio em uma estação de energia.

Ainda de acordo com a administração, 1.357 voos estavam previstos no aeroporto internacional nesta sexta — 679 de chegada e 678 de saída. No total, cerca de 291 mil passageiros deveriam circular pelo Heathrow somente nesta sexta.

O fechamento também provocou um efeito cascata no resto do mundo e fez com que centenas de outros voos também fossem cancelados ou tivessem suas rotas alteradas. Ao longo da madrugada, voos dos Estados Unidos em direção à Europa tiveram de dar meia-volta no meio do trajeto e retornar ao ponto de partida.

O incêndio, que começou nesta madrugada (ainda noite de quinta-feira pelo horário de Brasília), deixou o Heathrow sem energia e afetou todas as operações do aeroporto.

"Para garantir a segurança de nossos passageiros e colegas, Heathrow estará fechado até as 23h59 do dia 21 de março", disse um comunicado do aeroporto.

A British Airways, companhia britânica que é a principal operadora no Heatrhow, recomendou que seus clientes não se desloquem para o aeroporto até novo aviso. Já a Virgin Atlantic cancelou todos os seus voos que chegariam e decolariam de Heathrow até a próxima segunda (24).

A EasyJet, companhia britânica de baixo custo, disse que colocou sua frota de aviões de grande porte em rotas estratégicas nesta sexta e ao longo do fim de semana para realocar passageiros de voos cancelados no aeroporto de Londres.

De acordo com o site de rastreamento de voos FlightRadar24, dezenas de voos já foram desviados para outros aeroportos. A companhia aérea Qantas Airways deslocou seus voos com destino a Londres para Paris, na França. Já a United Airlines enviou aviões que iriam a Londres para Shannon, na Irlanda.

A Eurocontrol, agência que gerencia as operações de controle de tráfego aéreo em toda a Europa, disse em seu site de operações que nenhuma chegada estava sendo permitida em Heathrow devido à falta de energia, e havia planos de desvio em vigor para os voos.

O Heathrow é um dos aeroportos de duas pistas mais movimentados do mundo, com cerca de 1.300 decolagens e pousos combinados por dia. "O Heatrhow é um dos principais hubs do mundo", disse o porta-voz do site FlightRadar 24, Ian Petchenik. "Isso vai impactar as operações das companhias aéreas ao redor do mundo".

Brigada antiterrorista investiga

O comando antiterrorisa de Londres assumiu as investigações sobre as causas do incêndio que gerou um apagão e cancelou todos os voos no aeroporto de Heathrow, na capital inglesa, afirmou a polícia da cidade nesta sexta-feira (21).

A Polícia Metropolitana de Londres disse ter acionado a brigada antiterrorista por conta das condições do incêndio e do impacto gerado pelo fogo, que atingiu uma estação de energia próxima ao Heathrow, o maior aeroporto da Europa e o 4º mais movimentado do mundo.

Até agora, disse ainda a Polícia Metropolitana nesta manhã, não há indícios de crime no incêndio, mas, mesmo assim, as circunstâncias fizeram detetives levantarem a hipótese de terrorismo.

Uma dessas circunstâncias foi o horário do incêndio, que ocorreu no meio da madrugada. Outra é o fato de o Corpo de Bombeiros não ter encontrado nenhuma hipótese aparente para que as chamas tenham sido detonadas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X