Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

CCJ decide que veto ao projeto de lei que altera idade da PM extrapolou prazo

Autor das emendas explicou que, com a decisão, o projeto já é lei e beneficia o Estado

A Comissão de Constituição e Justiça da Casa da Assembleia Legislativa decidiu, por maioria de votos, pela extrapolação do prazo constitucional em relação ao veto parcial ao projeto de lei que altera o estatuto dos Policiais Militares do Estado de Alagoas. A decisão foi anunciada na sessão desta quarta-feira (6), pelo presidente da Casa, o deputado Luiz Dantas (PMDB).

O deputado Francisco Tenório (PMN), autor das emendas ao projeto de lei que modificou os limites de idade para o ingresso e aposentadoria na Polícia Militar, explicou que, com essa decisão e de acordo com a Constituição, o projeto já é lei e beneficia o Estado e os policiais militares.

Leia também

"Com essa nova lei, acontece um impacto positivo para o Estado. A partir de agora, os policiais que estão obrigados a se aposentar terão mais tempo para permanecerem na ativa. É bom para o Estado, é bom para a previdência e é bom para o policial".

Atualmente, a aposentadoria do policial militar obedece uma tabela que vai de 47 anos de idade até os 62 anos. "Não se pode imaginar, nos dias de hoje, alguém se aposentar obrigatoriamente com 47 anos de idade, mesmo que tenha 15 ou 20 anos de serviço. Agora, a partir desta lei, o policial militar pode ficar em atividade até os 65 anos, para homens, e 60 anos, para as mulheres", disse Francisco Tenório.

Sobre a permanência do tempo no cargo de coronel, o deputado disse que na lei anterior o oficial promovido só poderia ficar até cinco anos no cargo, independente da idade, hoje ele pode ficar até completar os seus 65 anos de idade.

"Na questão da policial feminina, o deputado explicou que atualmente elas são obrigadas a se aposentar com 47 anos de idade, mesmo que só tenham 17 anos de serviço, diminuindo com isso o valor de sua aposentadoria. E hoje elas podem continuar até os 60 anos de idade. Também haverá modificações na idade acesso, na lei anterior, para se ter acesso ao cargo soldado de polícia, era necessário ter até 30 anos de idade, agora é de 35 anos", informou.

O Governo do Estado informou que irá aguardar a decisão final da ALE para definir quais medidas serão tomadas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X