A falta de pagamento do governo do Estado de Alagoas aos pequenos produtores, que fazem o fornecimento, para que o Programa do Leite chegue até a população em situação de vulnerabilidade foi, mais uma vez, tema de discussão entre os deputados da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE/AL). A deputada Jó Pereira (MDB) defendeu a continuidade do programa.
Em sessão ordinária da ALE desta sexta-feira (26), Jó Pereira fez um apelo para que o governo do Estado atualize o pagamentos dos pequenos produtores, que estão sem o repasse desde a segunda quinzena de janeiro.
Leia também
"Faço esse apelo para que o governo atualize o Programa do Leite em Alagoas. O programa tem atraso de pagamento desde a segunda quinzena do mês de janeiro. Desde então, o produtor fornece, mas não recebe. Um exemplo é a Cooperativa Pindorama, que vem mantendo pagamento aos pequenos produtores, mesmo sem receber recurso do estado desde janeiro, mas, que, infelizmente, anunciou que não irá mais receber a produção de leite, por não ter mais como arcar com os custos", disse a deputada.
Jó Pereira falou, ainda, que o programa tem características multidimensionais e deve ser atualizado. "O Programa do Leite é um apoio aos produtores de leite do Estado, com características multidimensionais, que atende a agricultura dos pequenos produtores, movimenta a economia dos pequenos municípios, mas não recebe pagamento do governo do Estado desde janeiro deste ano. Com uma atualização do programa, os recursos vão chegar ao bolso do pequeno produtor, que passa por dificuldades no momento", pontuou.
Em aparte, o deputado Davi Maia (DEM) fez críticas ao governo do Estado e disse que o mesmo não tem preocupação social. "É um governo que não tem ação. É um governo que promete R$ 50 para merenda aos pais de estudantes e já chegamos ao quarto mês de pandemia e ainda não tivemos essa distribuição. É um governo que não tem preocupação nenhuma com o social", disse o deputado.
Por fim, Jó Pereira relembrou a reincidência por parte do governo em não cumprir com o pagamento do Programa do Leite. "Peço um esforço ao governo do Estado, para que seja feito um planejamento para que isso não volte a acontecer. Todos os anos, há um período de atraso no pagamento com relação ao Programa do Leite, por falta de planejamento", disse.