O governador Paulo Dantas comandou, nesta terça-feira (15), do Palácio Provincial, a cerimônia de transferência da sede administrativa do Governo do Estado para o município, uma tradição nesta data comemorativa, celebrando, assim, a história do proclamador e primeiro presidente da República Brasileira, Marechal Deodoro da Fonseca.
“O querido Marechal Deodoro da Fonseca foi o nosso primeiro presidente, o proclamador da nossa República, e estamos aqui homenagear esta cidade, que tem uma riqueza histórica e cultural relevante para todo o País. Marechal foi a nossa primeira capital, foi chamada de Alagoas. Transferimos o governo para a cidade, assim como acontece desde o governo Teotonio Vilela, colocando Marechal no centro de Alagoas.
Na prática, com a transferência da sede administrativa, o governador trabalha normalmente no expediente, despachando com os secretários, assim como assina decretos e encaminha publicações para a Imprensa Oficial, mantendo uma agenda de reuniões com a equipe. A rotina é a mesma como se ele estivesse no Palácio República dos Palmares, em Maceió.
Como em todos os anos, o governo aproveita a ocasião festiva para anunciar melhorias para o Município. Ao lado do perfeito Cláudio Filho Cacau, Dantas citou que, na cidade, o Estado tem importantes obras em andamento na região, falando sobre a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Francês, que está com 40% dos serviços concluídos, além de convênios de pavimentação de ruas e parcerias com o Município.
Ainda ao lado do prefeito, Dantas prestou uma homenagem ao proclamador da República, depositando uma coroa de flores no busto do Marechal, posicionado em frente ao Palácio Provincial do Município. A cerimônia ainda contou com o hasteamento dos pavilhões nacional, de Alagoas e de Marechal Deodoro, ao som do Hino Nacional Brasileiro, tocado pela Banda de Música da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL).

Artigos Relacionados
A transferência da sede do Governo para o município de Marechal Deodoro - referendada como o 'berço da República' - acontece anualmente, desde 2009, celebrando também a história do proclamador e primeiro presidente da República Brasileira, Marechal Deodoro da Fonseca. A medida consta no parágrafo único do artigo 6º da Constituição Estadual de Alagoas e prevê que, anualmente, no dia 15 de novembro, o município de Marechal Deodoro seja a sede do governo estadual.
Após a transferência do estado para Marechal, Paulo Dantas foi homenageado com a Comenda Dona Rosa da Fonseca. Na ocasião, ela afirmou que receber a comenda representa ainda mais responsabilidade e compromisso "para trazer as transformações necessárias que o município e as pessoas que vivem em Marechal Deodoro precisam".
A solenidade de entrega da comenda, restrita a autoridades, contou com a presença, também, do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que foi um dos homenageados. Por orientação do cerimonial da Vice-Presidência, a imprensa não teve acesso ao local.