Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Crise no INSS: Lula é aconselhado a afastar Carlos Lupi

Suspeita de corrupção atinge imagem do governo Lula debateu com sua equipe de comunicação e aliados próximos estratégias de ações e respostas


			
				Crise no INSS: Lula é aconselhado a afastar Carlos Lupi
Lula chegou a ser aconselhado a afastar, temporariamente, o ministro.. TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sabia desde a última quarta-feira (23) que o ministro da Previdência Social, Carlos Luppi (PDT), havia sido alertado sobre as irregularidades, mas que pouco ou nada havia sido feito de concreto para coibir as práticas fraudulentas no INSS, apurou a CNN.

No dia em que a operação foi deflagrada, Lula se reuniu com o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Leia também

Depois disso, Lula debateu com sua equipe de comunicação e aliados próximos estratégias de ações e respostas para a opinião pública diante do caso.

Ele chegou a ser aconselhado a afastar, temporariamente, o ministro. Essa possibilidade foi discutida. Mas a conclusão foi a de que seria melhor aguardar desdobramentos para não levar para o primeiro escalão do governo mais uma crise de suspeita de corrupção.

Na primeira semana deste mês, o chefe do Executivo demitiu o então ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), após ele ser alvo de denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por mau uso de emendas parlamentares quando exercia o cargo de deputado pelo Maranhão.

No entanto, a situação de Lupi vem se agravando.

Na noite de sábado (26), o Jornal Nacional tornou públicas atas de reuniões que comprovaram a ciência do ministro em relação a evidências de descontos não autorizados das contas de aposentados e pensionistas. A CNN também teve acesso aos documentos.

Diferentemente da situação de Juscelino Filho, em que Lula decidiu mantê-lo no cargo por dois anos, mesmo após indiciamento pela PF, o caso de Lupi pode ter desfecho diferente.

A um ano e meio das eleições presidenciais, Lula sofre crise de popularidade e indícios de que um amigo de Lula do primeiro escalão estivesse tentando acobertar desvios de sindicatos não vai ajudar na imagem da gestão Lula 3.

Em entrevista à CNN, Lupi afirmou que não houve omissão sobre denúncias de indícios de irregularidades em descontos na folha de pagamento de aposentados.

Segundo o ministro, após ter sido informado de que havia indícios de irregularidades, ele pediu, ainda em 2023, que o INSS fizesse uma apuração sobre as denúncias.

O diretor encarregado pela apuração, porém, demorou a apresentar o resultado do levantamento. E foi exonerado do cargo em julho de 2024.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X