
São Paulo — A Defensoria Pública de São Paulo recomendou nesta quinta-feira (24/4) o afastamento da equipe de segurança do Shopping Pátio Higienópolis, acusada de racismo contra dois adolescentes negros no último dia 16. Na quarta (23/4), dezenas de pessoas realizaram um protesto no local.
No dia 16, dois adolescentes negros foram abordados por seguranças do estabelecimento, sob a alegação de estarem importunando uma jovem branca, amiga deles. Familiares registraram um boletim de ocorrência e a Comissão Antirracista de Famílias e Responsáveis do Colégio Equipe, onde os jovens estudam, manifestou repúdio e indignação contra a abordagem.
Leia também
O Núcleo Especializado de Promoção da Igualdade Racial e da Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais e o Núcleo Núcleo Especializado da Infância e Juventude recomendaram o “imediato afastamento de toda sua equipe de segurança, com substituição em até 30 dias”. “A medida foi tomada em razão do recente episódio de discriminação racial ocorridos no estabelecimento, em reincidência de fatos ocorridos em 2022, que atingiram jovens negros”, diz a nota da Defensoria.
Leia a matéria completa no Metrópoles