O zagueiro japonês Kotaro Umeda, de 23 anos, chegou ao Joinville Esporte Clube com o técnico Lopes Wagner, em setembro de 2018. Após ter disputado o Brasileiro de 2019, foi transferido para o Torcatense, de Portugal, para disputar um campeonato. Em maio de 2021, voltou ao Joinville Esporte Clube.
Ele falou sobre o retorno ao Brasil. “Quando recebi a proposta do Joinville Esporte Clube, fiquei muito feliz porque Joinville é onde comecei minha carreira profissional no futebol”, comentou, em entrevista à Gazetaweb.
Leia também

Kotaro Umeda nasceu em Tóquio, no Japão, mas cresceu nos Estados Unidos, onde disputou vários campeonatos antes de se tornar profissional aqui no Brasil, jogando pelo Tricolor catarinense.
Segundo Umeda, o sentimento de gratidão é enorme, pelo Brasil e pelo time onde joga. “Estou muito grato e orgulhoso por Joinville e por esta cidade que me deu uma grande oportunidade. Sei que Deus tem um grande plano para mim e para esta cidade”, citou.
Com sua segunda passagem pelo futebol brasileiro, Kotaro descreve a dificuldade de se mudar para o Brasil. “Desta vez é mais fácil porque falo português e já conheço um pouco as expectativas do futebol e da cultura. Mas, definitivamente, ainda estou aprendendo e demorando um pouco para me acostumar com este ambiente”, finalizou o jogador.