
Moradores do bairro Bom Parto bloquearam quatro pontos no cruzamento da Avenida Governador Afrânio Lages com a Rua General Hermes, na noite desta quinta-feira (24), em protesto contra a falta de abastecimento de água.
Os manifestantes atearam fogo em pneus e galhos de árvores, deixando o trânsito completamente congestionado.
Leia também
Presente no local, o líder comunitário do bairro, identificado como Thiago, afirmou que os moradores estão há um mês sem abastecimento, e que um caminhão-pipa é enviado pela BRK Ambiental a cada três dias — o que, segundo ele, não é suficiente para suprir a necessidade da população local.
"Enquanto não tiver uma solução para a gente aqui do bairro, a gente vai, infelizmente, bloquear as vias. Essa situação não dá. Está com um mês que a gente está sem água. A situação está precária. Caminhões-pipa chegam, mas com dificuldade. Um caminhão a cada três dias para uma população entre 8 e 9 mil pessoas", disse ele.
Já uma das manifestantes destacou que a luta dos moradores começou em 2021. "A gente hoje vai mendigando água, comprando água. Eu sou deficiente, não aguento mais carregar água. Se vocês olharem, a nossa luta é geral. É sempre a mesma coisa."
Por meio de nota, a BRK Ambiental informou que está realizando diversas ações no bairro e que uma delas foi concluída na segunda-feira (21). Trata-se da nova interligação da rede de água na Rua General Hermes. Assim, o abastecimento na região está em processo de normalização.
"Atualmente, a concessionária atua na implantação de uma nova interligação na Rua Francisco Menezes, com previsão de conclusão até o final de semana. Além das obras, a BRK tem mantido reuniões frequentes com líderes comunitários da área, reforçando o diálogo e prestando esclarecimentos à população. Enquanto o fornecimento de água não for totalmente regularizado, a empresa permanece à disposição para o envio de caminhões-pipa, sempre que necessário", finaliza o comunicado da empresa.