
Com o Centro Cultural Reitor João Sampaio lotado, a Organização Arnon de Mello (OAM) lançou, na noite de ontem, o documentário “Douglas Apratto – 80 anos de história”, que faz uma homenagem a um dos mais importantes nomes da literatura e da historiografia alagoana. O evento gratuito foi na Avenida Moreira e Silva, no bairro do Farol, em Maceió.
O filme tem duração de cinquenta minutos e traz um pouco da vida e do trabalho do professor, com detalhes da história construída por ele ao longo de seus 80 anos. Também é um registro da vasta obra e do legado construído por ele em Alagoas. Sinônimo de educação no estado, Douglas contribuiu para que milhares de alagoanos chegassem ao ensino superior.
Leia também
Vice-reitor do Cesmac, o historiador assistiu ao documentário pela primeira vez e se emocionou com relatos de sua história através de depoimentos de familiares, amigos e colegas de trabalho. “Tenho laços muitos estreitos com a OAM, que me deu a oportunidade de começar a escrever como correspondente e me proporcionou muitos trabalhos através dos fascículos publicados. Fico feliz em ter sido lembrado neste momento de tanta emoção”, comentou.

A exibição do documentário contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Lean Araújo; do procurador Eduardo Tavares; do desembargador Orlando Rocha; e dos deputados estaduais Inácio Loiola, Silvio Camelo e Zé Wanderley, além do vereador Silvio Filho.
O procurador-geral de Justiça disse que o momento representou o reconhecimento de toda a trajetória de Douglas Apratto. “Também na sua grande produção literária que permite que as gerações atuais e futuras possam conhecer toda a sua produção acadêmica. E o reconhecimento da Organização Arnon de Mello a esse educador alagoano demonstra o seu comprometimento de manter viva a chama daqueles que contribuem para o engrandecimento de Alagoas.”

Amigo do homenageado, o desembargador Orlando Rocha elogiou a produção. “É uma vida dedicada a esse sacerdócio, que é sempre conhecer coisas novas e nos brindar com a sua inteligência, com seu conteúdo.”
O diretor-executivo da OAM, Luis Amorim, falou sobre a escolha de Douglas Apratto para a homenagem. “Nós temos a satisfação de trazer não somente um grande colaborador da Organização Arnon de Mello, mas também um grande nome da cultura de Alagoas. Esse trabalho faz parte de uma série de filmes que vêm sendo produzidos. Um registro que se perpetua ao longo da história”, falou Luiz Amorim.

Ainda durante o lançamento, o diretor comercial da Gazeta de Alagoas e responsável pelo projeto, Fernando James, falou sobre a produção do documentário e disse que ele foi feito pela dedicação de uma equipe que transformou uma vida de 80 anos em 50 minutos. “O professor Douglas já participou de todas as esferas da educação municipal, estadual e federal, tem um legado muito grande e merece esta homenagem.”
O documentário será exibido na GazetaNews neste sábado (26), às 10h.
